Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59043
Title: Esporte e universidade: desafios de ser estudante e atleta.
Authors: Padovani, Ricardo da Costa [UNIFESP]
Santoro, Renato Paulin [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
http://lattes.cnpq.br/3941712561744154
http://lattes.cnpq.br/5442923292795249
Keywords: Estudante
Atleta
Qualidade de vida
Estratégias de enfrentamento
Issue Date: 25-Sep-2019
Publisher: Universidade Federal de São Paulo
Citation: SANTORO, Renato Paulin. Esporte e universidade: desafios de ser estudante e atleta. 2019. 23f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Abstract: O nível de exigência física e psicológica sobre um atleta de alto rendimento está cada vez mais elevado. A busca constante por melhores resultados e marcas deixa evidente a tensão psicológica que atletas estão submetidos ao longo do desenvolvimento de sua trajetória esportiva. Compreender como percebem a qualidade de vida e quais são os recursos de enfrentamento que normalmente empregam para lidar com os estressores constituem importantes variáveis para estudiosos e profissionais da área do esporte. Nesta perspectiva, o objetivo do presente estudo foi investigar a percepção da qualidade de vida e os recursos de enfrentamento de atletas universitários. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP (2.124.122). Participaram do estudo 8 atletas do gênero masculino, praticantes de futsal e jiu-jitsu de uma instituição de ensino superior da baixada santita. Instrumento: Roteiro de Entrevista semiestruturada. A coleta de dados foi realizada individualmente, com duração média de 50 minutos. O grupo investigado foi composto por atletas solteiros, residindo em sua maioria em república. A maioria dos participantes foi do curso de Educação Física. Três participantes relataram receber patrocínio. Todos relataram histórico de lesão esportivo. O afastamento da modalidade esportiva decorrente da lesão esteve associado a sensação de perda de oportunidades esportivas. Constatou boa percepção da qualidade de vida entre os participantes. Verificou-se diferentes estratégias de manejo do estresse e da ansiedade em situações de competições. Dentre as estratégias destacaram: escutar música, rezar, pensar no que poderia fazer durante a partida. Mencionaram que no dia anterior as competições procuram manter uma alimentação saudável e evitam pensar na competição. Família, namorada, treinador e amigos foram as fontes de apoio mais citadas. Quatro participantes relataram ter recebido atendimento psicológico específico para melhoria do desempenho esportivo no passado. Fica evidente importância de desenvolver programas e projetos na área da psicologia esportiva para essa população de atletas.
URI: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/59043
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Renato Paulin Santoro - orientador Ricardo da Costa Padovani.pdfTrabalho de conclusão de curso Renato Paulin Santoro699.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.