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Title: O Ensino da cancerologia na enfermagem no Brasil e a contribuição da Escola Paulista de Enfermagem-Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Other Titles: Teaching medical oncology in nursing in Brazil and the contribution from Escola Paulista de Enfermagem at the Federal University of São Paulo
La enseñanza de la cancerología en la enfermería brasileña y la contribución de la Escuela Paulista de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo
Authors: Gutiérrez, Maria Gaby Rivero de [UNIFESP]
De Domenico, Edvane Birelo Lopes [UNIFESP]
Moreira, Marléa Chagas
Silva, Lúcia Marta Giunta da [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Anna Nery
Keywords: Education
nursing
Oncology nursing
Historical article
Educação em enfermagem
Enfermagem oncológica
Artigo histórico
Issue Date: 1-Dec-2009
Publisher: Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem
Citation: Texto & Contexto - Enfermagem. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem , v. 18, n. 4, p. 705-712, 2009.
Abstract: Cancer control and improvement in health care services require investment in education. We aim in this paper to update the historical retrospective in order to implement medical oncology teaching in nursing undergraduate courses in Brazil and to describe the teaching advancements in this subject at the Paulista Nursing School at the Federal University of São Paulo, Brazil (Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)). This is a descriptive study with a historical perspective, using documental analysis. Primary sources were event reports. Secondary sources were nursing articles published in national periodicals. The dynamic and collective character of creating the teaching proposal for medical oncology was decisive in developing its pragmatic and operational structure under the light shed by the concepts of cross-section and interdisciplinary aspects; and by the defense of articulation between educational and service institutions, and by the policy of continuous professional improvement. We conclude that advancements were not homogeneous in the different Brazilian regions and among teaching and health institutions; indicating the need to resume the process.
Para el control del cáncer y la mejora de la atención se requiere de inversión en educación. El objetivo de este estudio es actualizar la retrospectiva histórica de la implantación de la enseñanza de la cancerología en los cursos de pregrado en enfermería en Brasil y describir los avances en la enseñanza de esa temática en la Escuela Paulista de Enfermería de la Universidad Federal de São Paulo. Es un estudio descriptivo, de carácter histórico, con análisis documental. Fuentes primarias: informes de los eventos científicos. Fuentes secundarias: tesis y artículos de enfermería publicados en revistas nacionales. El carácter dinámico y colectivo de la construcción de la propuesta de enseñanza de la oncología fue decisivo para su estructuración paradigmática y su funcionamiento según conceptos interdisciplinarios y de transversalidad; como también, por la defensa de los vínculos entre instituciones de enseñanza y prestadoras de servicio, y por la política de actualización profesional continua. Se concluye que los avances no fueron homogéneos en las diferentes regiones del país ni en las instituciones de educación y salud, lo que indica la necesidad de retomada del proceso.
O controle do câncer e a melhoria do atendimento requerem investimentos de educação. Objetivamos neste artigo, atualizar a retrospectiva histórica para implantação do ensino da cancerologia nos cursos de graduação em enfermagem no Brasil e descrever os avanços no ensino dessa temática na Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Estudo descritivo, de perspectiva histórica, com análise documental. Fontes primárias: relatórios dos eventos. Fontes secundárias: artigos de enfermagem publicados em periódicos nacionais. O caráter dinâmico e coletivo da construção da proposta de ensino da oncologia foi decisivo para sua estruturação paradigmática e operacional à luz das concepções de transversalidade e interdisciplinaridade; pela defesa da articulação entre instituições formadoras e prestadoras de serviço, e pela política de atualização profissional contínua. Concluímos que os avanços não foram homogêneos nas diversas regiões do país e nas instituições de ensino e de saúde, indicando a necessidade de retomada do processo.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/5374
ISSN: 0104-0707
Other Identifiers: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400012
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