Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49768
Title: O papel da vitamina C na prevenção dos danos induzidos pelo cádmio em parâmetros reprodutivos de ratos Wistar machos
Authors: Aguiar Junior, Odai [UNIFESP]
Scolástico, Larissa Darrel [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/1331735822043495
http://lattes.cnpq.br/0398348332863521
Keywords: espermatogênese
vitamina C
cádmio
antioxidante
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: SCOLÁSTICO, Larissa Darrel. O papel da vitamina C na prevenção dos danos induzidos pelo cádmio em parâmetros reprodutivos de ratos Wistar machos. 2018. 10 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Abstract: O cádmio (Cd) é um metal com toxicidade amplamente reconhecida. Os órgãos reprodutivos, por terem grande número de divisões celulares, são extremamente suscetíveis a esses danos. O estresse oxidativo é um processo que ocorre em maiores proporções devido à exposição ao cádmio, caracterizado pela produção em excesso de espécies reativas de oxigênio, radicais livres e/ou a diminuição das atividades biológicas de enzimas antioxidantes. A vitamina C é considerada essencial para a integridade testicular e funções esteroidogênicas, protegendo os espermatozoides dos danos oxidativos. Neste trabalho propõe-se um delineamento experimental usando a vitamina C como preventivo à intoxicação pelo cádmio. Na presente proposta a vitamina C (Redoxon) foi administrada em animais que posteriormente foram expostos ao cádmio. Trinta e dois ratos Wistar machos com 90 dias de idade foram divididos em 4 grupos de 8 animais cada: Controle; Vitamina C; Cádmio e Cádmio + vitamina C. A vitamina C foi oferecida por gavagem diária de 200mg/Kg de peso corporal por 28 dias a partir dos 90 dias de idade. Os animais foram submetidos à uma injeção intraperitoneal de cloreto de Cd (1,2mg/Kg) aos 111 dias de idade, uma semana antes da eutanásia. Os animais foram sacrificados e tiveram seus órgãos-alvos coletados para análises biométricas (pesos) histológicas e fisiológicas (contagens espermáticas). Foi estimada a produção espermática diária, número de espermatozoides presentes na cauda do epidídimo, percentual de espermatozoides morfologicamente anormais, áreas e diâmetros tubulares testiculares, análise histopatológica e histomorfométrica testiculares e percentual de tecido, lúmen e interstício nos epidídimos.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49768
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LarissaDarrel ResumoExpandido 2018.pdfResumo Expandido TCC445.61 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.