Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
Title: Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde
Other Titles: Life stories and empathic understanding: a qualitative research on the stimulation of the narrative competence in health students
Authors: Oliveira, Cláudia Maria de [UNIFESP]
Jesus, Paulo
Junqueira, Virgínia [UNIFESP]
Uchôa-Figueiredo, Lúcia da Rocha [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/6642124563233926
Keywords: Ensino em saúde
Narrativa
Escuta
Alteridade
Humanização
Issue Date: 1-Oct-2016
Publisher: Ciência e Educação
Citation: OLIVEIRA, Cláudia de et al . Histórias de vida e compreensão empática: uma pesquisa qualitativa sobre a estimulação da competência narrativa em estudantes de saúde. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 22, n. 4, p. 975-991, Dec. 2016 . Disponível em: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
Abstract: Este artigo objetiva compreender os efeitos da atividade de escuta, na formação de profissionais em saúde. Consiste em estudo qualitativo, com análise de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a dezoito estudantes da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Resultados apontam que a escuta sensível afetou os estudantes qualitativamente em relação à subjetividade e à prática profissional futura. Houve, também, valorização da oferta de atendimento humanizado, além da quebra de preconceitos e paradigmas; criação de vínculo terapêutico; superação de diferenças e compreensão de si, a partir da história de vida do outro
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49767
ISSN: 1516-7313On-line version ISSN 1980-850X
Other Identifiers: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1516-73132016000400975&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
Appears in Collections:Artigo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1516-7313-ciedu-22-04-0975.pdfArtigo principal267.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.