Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49765
Title: Práticas integrativas como intervenção terapêutica nos tratamentos espirituais: a oferta de cuidado integral à saúde
Authors: Cockell, Fernanda Flávia [UNIFESP]
Cover, Juliana Gomes dos Santos [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/0453959901551426
http://lattes.cnpq.br/9338283259338237
Keywords: medicina integrativa
espiritualidade
terapias complementares
assistência integral à saúde
Issue Date: 10-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: COVER, Juliana Gomes dos Santos. Práticas integrativas como intervenção terapêutica nos tratamentos espirituais: a oferta de cuidado integral à saúde. 2018. 11 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Abstract: Objetivos: identificar a percepção dos usuários de um centro espírita localizado no município de Santos-SP sobre os tratamentos realizados através das Práticas Integrativas e Complementares em saúde (PICs) recebidos no local. Métodos: pesquisa descritiva qualitativa realizada em 2014 com usuários que passaram por cirurgia espiritual, 30 deles foram convidados aleatoriamente a responder questionário socioeconômico, destes 08 participaram da entrevista semiestruturada, por saturação qualitativa. Resultados: todos os usuários passam por um tratamento pós-operatório composto por uma série de procedimentos comuns às PICs em saúde, sendo o tratamento com a fitoterapia em todos os casos. A indicação da fitoterapia é feita apenas por um dos médicos de forma individualizada, com aplicação tópica ou oral, realizada no local e/ou fornecida ao usuário para uso em casa. Conclusão: as plantas medicinais e seus derivados estão entre os recursos terapêuticos utilizados pela população estudada em seus cuidados com a saúde, constituindo as redes de cuidado integral. O local recebe a população de forma gratuita, com acesso facilitado e agendamento rápido, o que sugere que os centros espíritas e espiritualistas fazem parte dos fluxos assistenciais, atendendo às necessidades de saúde de parte dos usuários da Baixada Santista.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49765
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JulianaCover ResumoExpandido 2018.pdfResumo Expandido TCC350.04 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.