Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49762
Title: Estratégias participativas na promoção da alimentação adequada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: reflexões para a formação do nutricionista
Authors: Frutuoso, Maria Fernanda [UNIFESP]
Silva, Giuliana Galetto [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/4750299902344077
http://lattes.cnpq.br/4750299902344077
Keywords: Alimentação
Vulnerabilidade Social
Criança
Adolescente
Participação Social
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: SILVA, Giuliana Galetto. Estratégias participativas na promoção da alimentação adequada para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade: reflexões para a formação do nutricionista. 2018. 7 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação - Nutrição) -- Instituto Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Abstract: A garantia do direito à alimentação adequada - DHAA depende, entre outros aspectos, de políticas, programas e estratégias de promoção de alimentação adequada em todo o ciclo da vida, dada a conhecida relação cada vez mais precoce entre alimentação e doenças e a relevância do acesso à alimentos saudáveis na qualidade e quantidade da dieta. O objetivo desse trabalho é discutir aspectos da formação em Nutrição a partir da vivência na construção e participação de ações de promoção de alimentação adequada em coletivos infanto-juvenis de territórios vulnerabilizados de São Vicente. É um relato de experiência baseado em diários de campo das assembleias comunitárias em dois bairros de atuação do Instituto Camará Calunga como extensionista, no ano de 2017 e estagiária, no de 2018. Nos processos participativos construídos nas assembleias, a promoção da alimentação adequada aconteceu partir da discussão de vivências e questionamentos envolvendo a comida na perspectiva da promoção de saúde e direitos, como o DHAA. A participação do nutricionista nessa área é inovadora e requer que o profissional tenha a capacidade de adaptar os conhecimentos técnicos à diferentes situações e realidades, com foco não só no que a pessoa come, mas também nos cenários e contextos que produzem formas de comer.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49762
Appears in Collections:Trabalho de conclusão de curso de graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GiulianaGaletto ResumoExpandido 2018.pdfResumo Expandido TCC342.07 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.