Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48716
Title: Análise do perfil de expressão de micrornas em saliva de pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço
Authors: Oliveira, Andre Luiz Vettore de Oliveira [UNIFESP]
Pelarin, Maria Fernanda de Andrade [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: microrna
expressao diferencial
saliva
biomarcadores moleculares
carcinoma epidermóide de cabeça e pe
Issue Date: 27-Aug-2013
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: PELARIN, Maria Fernanda de Andrade. Análise do perfil de expressão de micrornas em saliva de pacientes com carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço. 2013. 66 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Diadema, 2013.
Abstract: O carcinoma epidermóide de cabeça e pescoço (CECP) é uma doença com alta incidência e alta mortalidade, sendo a sexta neoplasia mais comum em todo o mundo. O diagnóstico geralmente é realizado tardiamente, após o surgimento de lesões visíveis. A descoberta de perfis epigenéticos alterados em neoplasias despertou para novos paradigmas nos quais mecanismos moleculares contribuem significativamente para a carcinogênese. Até o momento, já foram descritos aproximadamente 1.000 microRNAs (miRNAs) distintos e estima-se que estes possam influenciar a expressão de até um terço dos genes humanos. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de expressão de miRNAs em amostras de saliva de pacientes portadores de CECP coletadas ao diagnóstigo e após o último tratamento curativo, afim de identificar miRNAs que possam ser úteis como marcadores de prognóstico para os portadores de CECP. Em uma análise exploratória, a expressão de 667 miRNAs foi avaliada em sete amostras de saliva, sendo quatro tumorais e três normais. Esta análise apontou 101 miRNAs diferencialmente expressos. Em seguida, uma criteriosa avaliação estatística e uma revisão dos dados da literatura permitiu a seleção de quatro candidatos (miRNA-30b, miRNA-143, miRNA-188-5p e miRNA-584). A avaliação da expressão destes candidatos em um grupo de amostras de saliva colhidas ao diagnóstico e de indivíduos sem câncer revelou que apenas os miR-30b e miR 143 apresentavam uma expressão específica. Portanto, a expressão destes dois miRNAs, 30b e 143 foi analisada nas 99 amostras de saliva de CECP coletadas ao diagnóstico e em 47 amostras de indivíduos normais (controles). Ambos miRNAs estavam hipoexpressos nas amostras tumorais pré-tratamento, com especificidades de 95,7% e 93,6%, respectivamente. Em seguida a expressão deste miRNAs foi avaliada em 77 amostras de saliva colhidas de portadores de CECP após o tratamento e os resultados revelaram uma redução na frequencia de hipoexpressão para 13% e 9%, para o miRNA-30b e miRNA-143, respectivamente. A hipoexpressão do miRNA-30b apresentou associação significativa com idade, ruptura capsular e comprometimento linfonodal. Já a hipoexpressão do miRNA-143 apresentou associação significativa com a presença de células tumorais nas margens cirúrgicas e comprometimento linfonodal. Esta associação com conhecidos indicadores clínicos de mau prognóstico sugere que a detecção de hipoexpressão dos miR 30b e miR 143 em amostras de saliva possa ser útil como marcador molecular prognóstico para os portadores de CECP.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48716
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=151585
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.