Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48405
Title: Desenvolvimento de embalagem ativa biodegradável a base de quitosana e agente antimicrobiano de buriti - mauritia flexuosa lf(arecaceae)
Authors: Yoshida, Cristiana Maria Pedroso Yoshida [UNIFESP]
Silva, Mariangela de Fatima [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: embalagem ativa
filme de quitosana
agente ativo antimicrobiano
óleo de buriti
Issue Date: 25-Jul-2014
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: SILVA, Mariangela de Fatima. Desenvolvimento de embalagem ativa biodegradável a base de quitosana e agente antimicrobiano de buriti - mauritia flexuosa lf(arecaceae). 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São José dos Campos, 2014.
Abstract: O desenvolvimento de materiais ativos e biodegradáveis consiste em uma alternativa para embalagens de alimentos e tem conquistado interesse por parte de pesquisadores e indústria devido ao seu grande potencial e impacto positivo na segurança e qualidade alimentar. Embalagem ativa é uma tecnologia que permite manter a qualidade, favorecer a segurança microbiológica e prolongar a vida de prateleira dos alimentos por meio da incorporação de compostos bioativos. No setor de alimentos, especialmente os altamente perecíveis, a pesquisa e desenvolvimento de filmes contendo agentes antimicrobianos naturais que permitam inibir o crescimento microbiano, melhorar a segurança alimentar e aumentar a vida de prateleira dos alimentos seguem uma tendência crescente. Outro ponto importante no uso desses filmes está biodegradação após uso, pois a matéria-prima provém de fonte renovável. A quitosana é um biopolímero proveniente da quitina, segundo mais abundante na natureza em exoesqueleto de insetos e crustáceos e os estudos com filmes biopoliméricos com este composto, apontam vantagens como boas propriedades mecânicas, baixa toxicidade e excelente substrato de incorporação de aditivos. As pesquisas realizadas com óleo de buriti indicam seu potencial antimicrobiano tanto em bactérias gram-positivas como em gram-negativas e por ser um agente natural, de baixa toxicidade e boa ação plastificante tornando-se interessante para a aplicação no desenvolvimento de filmes ativos. Este trabalho visou o desenvolvimento de um novo material com potencial para aplicação como embalagem ativa antimicrobiana a partir de óleo de buriti incorporado em uma matriz tridimensional de quitosana. Diferentes concentrações de óleo de buriti (0,1, 0,5, 1,0 e 1,5% em massa) foram adicionadas na formulação filmogênica de quitosana. Os filmes ativos formados foram caracterizados quanto a cor, permeabilidade ao vapor d’água, solubilidade, teor de umidade, análises térmicas (TGA e DSC), propriedades mecânicas, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia por infravermelho (FTIR), atividade antimicrobiana e biodegradação. Os filmes obtidos caracterizaram-se pela boa flexibilidade, homogeneidade e fácil manuseabilidade. A barreira de vapor d’água aumentou em função da adição do óleo de buriti e reduziu as propriedades mecânicas de resistência a tração apesar de aumentar a deformação dos filmes. A estabilidade térmica dos filmes aumentou em função da adição de óleo de buriti da mesma forma que a biodegradação. A solubilidade do filme foi reduzida com a adição do óleo de buriti. Todos os filmes apresentaram características de barreira a contaminação microbiana a Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e Candida albicans.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48405
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=849254
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.