Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47737
Title: Crédito e seguro rurais: regra ao invés de discrição
Authors: Guidugli, Sidival Tadeu Guidugli [UNIFESP]
Afonso, Renato Jose [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: rural insurance
agricultural credit
rules
discretion
rational expectation
seguro rural
crédito agropecuário
regras
discrição
expectativa racional
Issue Date: 9-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: AFONSO, Renato Jose. Crédito e seguro rurais: regra ao invés de discrição. 2015. 55 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Osasco, 2015.
Abstract: Credit operations for agricultural financing in case of bad harvest are analyzed. It is shown that rural finance debts are not charged when a bad harvest happens. It is argued that extensions of loans are harmful to the system because they decrease the amount of resources available for new contracts. The objective of this study is to corroborate a proposal for joint recruitment and binding of Credit and Rural Insurance, the Safe Credit. This argument is based on the literature of rules rather than discretion in management. Our policy includes clauses such as progressive discount, franchise and green. A mapping of micro-regional climate risk is indicated as a solution to set aliquots. This will allow improvements to agriculture, higher funding and more insurance.
Neste trabalho discute-se a forma com que a política agrícola brasileira lida com as operações de crédito para financiamento ao setor agropecuário em caso de dificuldades na safra beneficiada. É demonstrado que o que predomina é a certeza, por parte de todos os agentes envolvidos, de que as dívidas de financiamento rural não serão cobradas em caso de uma safra mal sucedida. Argumenta-se que a prática de constantes prorrogações de operações de crédito rural é prejudicial ao sistema, pois diminui a quantidade de recursos disponíveis para novas contratações, bem como descapitaliza o produtor a longo prazo. Diante do exposto, objetiva-se com este trabalho corroborar uma proposta de contratação conjunta e obrigatória de Crédito e Seguro Rural, o Crédito Seguro. Este argumento é baseado na literatura sobre regras ao invés de discrição em gestão. A proposta contempla uma apólice de seguro contendo cláusulas como desconto progressivo, franquia e verde. Um mapeamento do risco climático microrregional é apontado como solução para fixar alíquotas. Isso permitirá melhorias para a agropecuária, aumento do financiamento e mais seguros.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47737
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3302742
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.