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Title: Mapeamento de processos no ecossitema de tecnologia da inofrmação da UNIFESP: uma visão acerca do sistema voip e omunicação digital
Authors: Machado, Eduardo Luiz Machado [UNIFESP]
Leonardeli, Marcelo Augusto Moraes [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: processes
process mapping
processes management
process modeling
information technology ecosystem
processos
mapeamento de processos
gestão de processos
modelagem de processos
ecossistema de tecnologia da informação
Issue Date: 31-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: LEONARDELI, Marcelo Augusto Moraes. Mapeamento de processos no ecossitema de tecnologia da inofrmação da UNIFESP: uma visão acerca do sistema voip e omunicação digital. 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Osasco, 2015.
Abstract: The improvement of the intrinsic processes of each organization is a precondition for the promotion of continuous organizational development. From a systemic approach, such processes can be understood as a particular type of system that permeates all areas of the organization, and complemented by people and technology, both feeds other systems, such as one receives inputs. The institutions are based on process chains and in this regard urges the moment to rethink its administrative, operational and strategic practices. On this basis, this study was conducted in order to understand and present the management and communication tool known as process mapping - key set of plans and guidelines that guide such as workflows, business applications, technology platforms, resource data, financial and operational controls interact with the processes. This area of knowledge of vital importance in the context of Process Management, explores roles, techniques, principles and best practices of process design, simulation, common standards of design and consideration of compliance, executive leadership and strategic alignment. The main objective of the research was focused on the practical application of theoretical knowledge, the case study of one of the members of the organizational units Information Technology ecosystem of the Federal University of São Paulo - federal agency for higher education. The survey was comprehensive and included the participation of all administrative technical servers, technicians and analysts, crowded in the administrative units of IT on all campuses. The results obtained allowed the identification of a very significant number of cases, while the mapping of these processes provided subsidies to categorize them into three major macro processes flows. The BPD diagrams also provided the improvement and the elimination of some processes, and fostered the development of a technological innovation of automation - the VoIP Management System (SAV). Finally, the knowledge provided in the study resulted in publicity of a Service Charter Citizens and the development of the first IT Process Portal authority, opening the door to the mapping of other ecosystem structures.
O aperfeiçoamento dos processos intrínsecos de cada organização é condição primordial para a promoção do contínuo desenvolvimento organizacional. A partir de um enfoque sistêmico, tais processos podem ser entendidos como um tipo particular de sistema que permeia as diversas áreas da organização, e, complementado por pessoas e tecnologia, tanto alimenta outros sistemas, como deles recebe insumos. As instituições baseiam-se em cadeias de processos e, nesse aspecto, urge o momento para que repensem suas práticas administrativas, operacionais e estratégicas. Partindo deste princípio, este trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender e apresentar a ferramenta gerencial e de comunicação conhecida como mapeamento de processos - conjunto-chave de planos e diretrizes que norteiam como fluxos de trabalho, aplicações de negócio, plataformas tecnológicas, recursos de dados, controles financeiros e operacionais interagem com os processos. Essa área do conhecimento, de vital importância no contexto da Gestão de Processos, explora papéis, técnicas, princípios e boas práticas de desenho de processos, simulação, padrões comuns de desenho e considerações sobre conformidade, liderança executiva e alinhamento estratégico. O principal objetivo da investigação teve como foco a aplicação prática do conhecimento teórico, no estudo de caso de uma das unidades organizacionais integrantes do ecossistema de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de São Paulo ? autarquia federal de ensino superior. A pesquisa foi abrangente e contou com a participação de todos os servidores técnicos administrativos, técnicos e analistas, lotados nas unidades administrativas de T.I em todos os campi. Os resultados obtidos permitiram a identificação de uma quantidade bastante expressiva de processos, ao passo que o mapeamento destes processos forneceu subsídios para categorizá- los em três grandes fluxos de macroprocessos. Os diagramas BPD também proporcionaram o aprimoramento e a eliminação de alguns processos, e fomentaram o desenvolvimento de uma inovação tecnológica de automação - o Sistema de Administração VoIP (SAV). Por fim, o conhecimento advindo do estudo resultou na publicização de uma Carta de Serviços ao Cidadão e o desenvolvimento do primeiro Portal de Processos de T.I da autarquia, abrindo as portas para o mapeamento das demais estruturas do ecossistema.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47623
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3302109
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