Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47475
Title: Mapeamentio de cultura organizacional em uma Universidade multicampi: estudo de caso da Universidade Federal de São Paulo
Authors: Azevedo, Marcia Carvalho de Azevedo [UNIFESP]
Sodre, Lilian Farkas [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Keywords: organizational culture
public management
culture mapping
culture diagnostics
universidade federal de são paulo
ocp
organizational culture profile
cultura organizacional
gestão pública
diagnóstico cultural
mapeamento cultural
universidade federal de são paulo
ocp
organizational culture profile
Issue Date: 11-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Citation: SODRE, Lilian Farkas. Mapeamentio de cultura organizacional em uma Universidade multicampi: estudo de caso da Universidade Federal de São Paulo. 2015. 121 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Osasco, 2015.
Abstract: Culture has been one of the most studied dimensions in the organizational context. However, there are few studies investigating the organizational culture phenomenon in public institutions, especially universities. The objective of this research is to map the organizational culture of the Federal University of São Paulo (Unifesp), that lives the effects of a major expansion that turned into multicampi university. This mapping was carried out by applying the OCP model (Organizational Culture Profile) and interviews with some of the top managers of Unifesp. Cultural mapping aims to contribute to the development of the organization with elements that may provide self-knowledge and strengthening of organizational identity. Through the concept that culture is a set of values shared by a group of people, influencing the course of action and the decisions making by members of the organization, we sought to evaluate among 28 values of the OCP model the ones that were perceived by teachers and administrative staff in Unifesp. These 28 values are organized in seven factors and dimensions. The research was conducted with three hundred ninety-two employees, being one hundred eighty-four teachers and two hundred and eight technicians. Nine managers were interviewed. According to the values that were perceived to be prevalent in the organization, according to participants, Unifesp was classified as the Competitiveness factors and social responsibility, indicating that the culture of Unifesp is influenced by job security, concern for the good reputation and being different from other companies, the emphasis on quality, focus on achievement, innovation, caution about their actions, to be socially responsible and to offer opportunity for professional growth.
A cultura é uma das dimensões mais estudadas no contexto organizacional. Contudo, existem relativamente poucos estudos sobre o fenômeno de cultura organizacional em instituições públicas, especialmente as de ensino. O objetivo dessa pesquisa é mapear a cultura organizacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que vive os efeitos de uma importante expansão que a transformou em universidade multicampi. Esse mapeamento foi realizado através da aplicação do modelo OCP (Organizational Culture Profile) e da realização de entrevistas com alguns dos principais gestores da Unifesp. O mapeamento cultural visa contribuir para o desenvolvimento da organização com elementos que proporcionem um maior autoconhecimento e fortalecimento de identidade organizacional. Através do conceito de que cultura é um conjunto de valores compartilhados por um grupo de pessoas, influenciando no modo de agir e de se tomar decisões pelos membros da organização, buscou-se avaliar dentre vinte e oito valores do modelo OCP os que mais eram percebidos pelos docentes e técnicos administrativos em educação da Unifesp. Esses vinte e oito valores são organizados em sete fatores e dimensões. A pesquisa foi realizada junto a trezentos e noventa e dois colaboradores, sendo cento e oitenta e quatro docentes e duzentos e oito técnicos. Nove gestores foram entrevistados. De acordo com os valores que foram percebidos como predominantes na organização, segundo os participantes da pesquisa, podese classificar a Unifesp nos fatores de Competitividade e Responsabilidade Social, indicando que a cultura da Unifesp é influenciada pela garantia de emprego, preocupação com a boa reputação e em ser diferente das outras empresas, pela ênfase em qualidade, foco na realização, inovação, cautela sobre suas ações, por ser socialmente responsável e por oferecer oportunidade para crescimento profissional.
URI: http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47475
Other Identifiers: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=3421899
Appears in Collections:Dissertação de mestrado

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.