Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube dematemática

Aprendizagem da docência em atividade de ensino no clube dematemática

Título alternativo Learning to teach thorugh activity in the mathematics club
Aprendizaje de la docencia en actividad de enseñanza en el club de matemáticas
Autor Moretti, Vanessa Dias Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Resumo Based on the Historical-Cultural theory and on Vygotsky’s general propositions aboutthe social nature of the human psyche and the concept of activity deepened byLeontiev, we have investigated elements of the learning of Mathematics teaching inPedagogy students who participated in the Mathematics Club at a public university inSão Paulo. The data analyzed were produced by the subjects in the form of individualreflective portfolio and collective final report. Data analysis reveals that thetransformation of collective activities, triggered by the needs placed upon thesubject, is linked to the movement of assigning new meanings to the reorganization ofactions and their relation to the planning, the subject’s relation to the teaching ofmathematics, the relationship between theory and practice in teaching organization,and objective conditions of the teacher’s work. Thus, it points to the movement ofteacher training in teaching activity in the Mathematics Club.

Con base en la Teoría Histórico-Cultural, en las proposiciones generales de Vygotskyacerca del carácter social del psiquismo humano y en el concepto de actividadprofundizado por Leontiev, el estudio investigó el aprendizaje de elementos de ladocencia de la Matemáticas en estudiantes de Pedagogía que participaron del Club deMatemáticas en una universidad pública paulista. Los datos analizados fueronproducidos por los sujetos en la forma de portfolio reflexivo individual e informefinal colectivo. El análisis de los datos muestra que la transformación colectiva delas actividades desencadenada por las necesidades puestas a los sujetos se vincula almovimiento de atribución de nuevos sentidos a la reorganización de acciones y surelación con el planeamiento, a la relación del sujeto con la enseñanza de laMatemáticas, a la relación entre la teoría y la práctica en la organización de loenseñanza y a las condiciones objetivas del labor del profesor. Así, apunta para elmovimiento de formación docente en actividad de enseñanza en el Club deMatemáticas.

Com base na Teoria Histórico-Cultural, nas proposições gerais de Vigotski acerca docaráter social do psiquismo humano e no conceito de atividade aprofundado porLeontiev, a pesquisa investigou a aprendizagem de elementos da docência da Matemáticaem estudantes de Pedagogia que participaram do Clube de Matemática em umauniversidade pública paulista. Os dados analisados foram produzidos pelos sujeitos naforma de portfólio reflexivo individual e relatório final coletivo. A análise dodados revela que a transformação coletiva das atividades desencadeada pelanecessidades postas aos sujeitos vincula-se ao movimento de atribuição de novosentidos à reorganização de ações e sua relação com o planejamento, à relação dosujeito com o ensino da Matemática, à relação entre a teoria e a prática naorganização do ensino e às condições objetivas do trabalho do professor. Assim,aponta para o movimento de formação docente em atividade de ensino no Clube deMatemática.
Assunto Teacher education
mathematics education
Historic-Cultural Psychology
Formação de professores
ensino de matemática
Psicologia Histórico-Cultural
Idioma Português
Data 2014-12-01
Publicado em Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 18, n. 3, p. 511-517, 2014.
ISSN 1413-8557 (Sherpa/Romeo)
Editor Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
Extensão 511-517
Fonte http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2014/0183779
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Artigo
SciELO S1413-85572014000300511 (estatísticas na SciELO)
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/8724

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: S1413-85572014000300511.pdf
Tamanho: 347.7Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)