Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA

Relato de Experiência - As contribuições dos jogos na alfabetização para EJA

Alternative title Experience Report - The contributions of games to literacy for EJA.
Author Oliveira, Lídia Bernardes de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Vóvio, Claudia Lemos Autor UNIFESP Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract Este relato de experiência tem por finalidade descrever e refletir sobre os jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem durante a alfabetização dos educandos na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, realizou-se um estudo com abordagem qualitativa, de caráter descritivo, com aplicação de material lúdico numa turma de Ciclo - I da EJA em uma escola pública municipal da cidade de Guarulhos/SP, no ano de 2019. De modo a complementar o estudo deste relato e proporcionar algumas reflexões, também realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, bem como a história EJA no Brasil, quem são os sujeitos que frequentam as aulas nesta modalidade e o processo de alfabetização. Os resultados desta Ação Pedagógica indicaram que usar jogos para trabalhar com este público-alvo pode trazer bons resultados e proporcionar momentos de prazer atrelados à aprendizagem.

This experience report aims to describe and reflect on pedagogical games as a tool to assist the teaching and learning process during the literacy of students in the Youth and Adult Education modality. For this, a study with a qualitative approach, of a descriptive character, was carried out with the application of playful material in a class of Cycle - I of EJA in a municipal public school in the city of Guarulhos / SP, in 2019. In order to complement the study of this report and provide some reflections, a bibliographical research was also carried out on the theme, as well as the history of EJA in Brazil, who are the subjects who attend classes in this modality and the literacy process. The results of this Pedagogical Action indicated that using games to work with this target audience can bring good results and provide moments of pleasure linked to learning.
Keywords Jogos. Alfabetização. EJA. Aprendizagem.
Game. Literacy. EJA. Learning.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Language Portuguese
Date 1-03-21
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 56
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60695

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Name: Lidia_Bernardes_TCC_2_2020.pdf
Size: 877.2Kb
Format: PDF
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