De Imagens de Catástrofes às Imagens de Amor, Luta e Resistência – História do Setor Energético Brasileiro e a produção político-estética do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

De Imagens de Catástrofes às Imagens de Amor, Luta e Resistência – História do Setor Energético Brasileiro e a produção político-estética do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Alternative title From catastrofic images to imagens of love, struggle and resistance –the History of Brazilian Energy Sector and the aesthetic-political production of Movement of Those Affected by Dams (MAB)
Author Siqueira, Laila Pereira de Google Scholar
Advisor Ferreira, Carolin Overhoff Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract No contexto em que vivemos atualmente de discussões sobre sustentabilidade, “natureza e sociedade”, a emergência de estudos que tentem compreender a dimensão do impacto do colonial nos dias atuais se mostram como fundamentais para começarmos a apontar caminhos de formulações prático-teóricas a partir de outras perspectivas. Somente a partir desses outros lugares será possível formular uma outra sociedade. Nesse sentido, parti dos estudos decoloniais para compreender o contexto da água na formação do modelo energético brasileiro desde fins do século XIX, para depois apresentar outros agentes que contestam este modelo, sendo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) esta referência a partir da década de 1980. Considerando os impactos coloniais e colonialistas na formação deswe cenário, penso a partir de dois tipos de imagens que apresento neste trabalho. Por um lado, as “imagens de catástrofes”, que buscam evidenciar os diferentes impactos que o modelo energético nacional teve no contexto contemporâneo (rompimento de barragens). E, por outro, as “imagens de amor, luta e resistência”, que respondem a essas imagens através da produção de arpilleiras do MAB enquanto metodologia feminista de educação popular, e no filme “Arpilleiras: Mulheres atingidas bordando a resistência” feito também pelo movimento em 2015, realizado após o desastre do rompimento da barragem em Mariana.
Keywords Arpilleiras, Movimento dos atingidos por barragens; MAB; Decolonial; História da Energia no Brasil, História da Arte.
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 21-02-28
Published in SIQUEIRA, Laila Pereira.De Imagens de Catástrofes às Imagens de Amor, Luta e Resistência –História do Setor Energético Brasileiro e a produção político-estética do Movimento dosAtingidos por Barragens (MAB), 2021
Research area Arte Contemporânea, decolonial
Knowledge area História da arte
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 93f
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60513

Show full item record




File

Name: SIQUEIRA, Laila ... Barragens (MAB), 2021.pdf
Size: 1.781Mb
Format: PDF
Description: Trabalho de Conclusão de curso
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account