Pieter Bruegel, Philip Galle e Hieronymus Cock na impressão de As sete virtudes (1559-1560): rede de impressores e Confessionalização nos Países Baixos

Pieter Bruegel, Philip Galle e Hieronymus Cock na impressão de As sete virtudes (1559-1560): rede de impressores e Confessionalização nos Países Baixos

Alternative title Pieter Bruegel, Philip Galle and Hieronymus Cock in the printing of The Seven Virtues (1559-1560): printer networks and Confessionalization in Low Countries
Author DUZZI, Mariana Google Scholar
Advisor Luís Filipe Silvério, LIMA Google Scholar
Graduate program Não se aplica
Abstract Nessa pesquisa monográfica, investigamos as representações iconográficas das virtudes cardeais e teologais na série de gravuras As sete virtudes, publicada por Hieronymus Cock, entre 1559 e 1560 em Antuérpia, a partir dos desenhos de Pieter Bruegel e das gravações de Philip Galle. A série representa as alegorias de Caridade, Esperança e Fé, como virtudes teologais, e de Prudência, Justiça, Fortaleza, Temperança, como virtudes cardeais. Nosso interesse tem sido explorar a mudança iconográfica nas representações de virtude a partir das disputas confessionais das décadas de 1550 e 1560, bem como problematizar se essas disputas projetaram uma mudança na iconografia de As sete virtudes. Baseado em análises iconográficas, textuais e materiais da série, bem como processo de produção coletiva, impressão e circulação das gravuras, propomos que a As sete virtudes se constituiu como exemplar retórico-visual pedagógico e catequético, que propunha um modelo prático e didático de vida em virtude, supostamente alinhado a uma chave erasmiana de espiritualidade. Por seu turno, esses objetos manifestavam opiniões político-religiosas específicas diante dos processos mais rígidos de disciplinamento social e Confessionalização, da segunda metade do século XVI.

In this monographic research, we investigated the iconographic representations of the cardinal and theological virtues in the series of engravings The Seven Virtues, published by Hieronymus Cock, between 1559 and 1560 in Antwerp, from the drawings of Pieter Bruegel and the copper plates of Philip Galle. The series represents the allegories of Charity, Hope and Faith, as theological virtues, and Prudence, Justice, Fortitude, Temperance, as cardinal virtues. Our interest has been to explore the iconographic change in representations of virtue from the confessional disputes of the 1550s and 1560s, as well as to question whether these disputes projected a change in the iconography of The Seven Virtues. Based on iconographic, textual and material analyses of the series, as well as the collective production process, printing and circulation of the engravings, we propose that The Seven Virtues constituted itself as a pedagogical and catechetical rhetorical-visual example, which proposed a practical and didactic model of life in virtue, supposedly related to the appropriation of erasmian humanism. In turn, these objects expressed specific political-religious opinions in face of the stricter processes of social discipline and Confessionalization, of the second half of the 16th century.
Keywords Virtudes
Gravuras
Redes de impressores
Confessionalização
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Universidade Federal de São Paulo
Language Portuguese
Sponsor Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Grant number 2018/17507-4
Date 9-03-21
Published in DUZZI, Mariana. Pieter Bruegel, Philip Galle e Hieronymus Cock na impressão de As sete virtudes (1559-1560): rede de impressores e Confessionalização nos Países Baixos. Orientador: Luís Filipe Silvério Lima. 2021. 92p. TCC (graduação). Curso de História, EFLCH, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2021.
Research area História Moderna, História da Arte, História da Religião
Knowledge area História e historiografia
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 92 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60437

Show full item record




File

Name: 2021_Mariana Duzzi_Mariana Duzzi.pdf
Size: 3.960Mb
Format: PDF
Description: Trabalho de Conclusão de Curso em História
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account