Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública

Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública

Author Novoa, Vitor Guimarães Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Sayed, Samir Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract A educação financeira é um tema pouco presente nos currículos das escolas e universidades brasileiras, não é à toa que, assim como será explorado pelo presente trabalho, o Brasil não está bem posicionado em pesquisas internacionais que abordam o assunto. Diante deste contexto, o presente trabalho de graduação busca compreender se o fato de um estudante cursar uma graduação que contemple uma carga obrigatória de disciplinas pertencentes à área de conhecimento das Finanças impacta no nível de educação financeira do universitário. Além disso, será que dentre uma população já privilegiada (alunos de uma faculdade de negócios) há uma diferenciação no que tange o nível de conhecimento dos alunos dos cursos com maior exposição às disciplinas financeiras? São esses os enfoques desta pesquisa que buscou na literatura uma forma eficaz de mensuração e classificação do nível de conhecimento dos alunos. Ao se utilizar de técnicas estatísticas, o presente trabalho buscou verificar as correlações fruto do que motivou a escolha do tópico de pesquisa. Essa abordagem tem o potencial de se entender quais fatores explicam o conhecimento em finanças pessoais e se alunos que se expõe aos conhecimentos teóricos sobre o tema se destacam do restante dos indivíduos. Observando os principais resultados da pesquisa, em média os alunos acertaram 60% das questões, sendo que 40% da amostra acertou 50% ou menos. Os alunos dos primeiros dois anos acertaram, em média, 56% das questões, enquanto o restante acertou 60%. Curiosamente, os alunos dos cursos com menos disciplinas financeiras (Administração e Economia) demonstraram um conhecimento levemente maior do que os cursos em que matérias de finanças são mais presentes (Ciências Atuariais e Ciências Contábeis).
Keywords Educação Financeira
Mensuração
Classificação
Nível de Conhecimento
Correlações
Universitários
Conhecimento Teórico
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Osasco
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-02-25
Published in NOVOA, V. Análise da Educação Financeira dos Graduandos de uma Universidade Pública. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Administração) – Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo. Osasco, p. 41. 2021.
Research area Educação Financeira
Knowledge area Ciências Sociais
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 41
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60221

Show full item record




File

Name: (114.980) - Vitor G Novoa - TCC.pdf
Size: 711.0Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account