ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SEGURO AUTO POPULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO: ABORDAGEM POR MEIO DO MÉTODO DE SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO

ANÁLISE DE VIABILIDADE DE SEGURO AUTO POPULAR NA CIDADE DE SÃO PAULO: ABORDAGEM POR MEIO DO MÉTODO DE SIMULAÇÕES DE MONTE CARLO

Author Vale, Milena de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Maluf, Luiz Augusto Finger França Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract O presente trabalho tem o objetivo de estudar a dinâmica do sinistro individual convoluto nas subprefeituras de Pinheiros e Parelheiros, na cidade de São Paulo. A análise pode indicar a região com mais atratividade – com base na frequência e severidade individual de sinistros – para o oferecimento de Seguro Auto Popular por seguradoras. O seguro auto popular pode ser uma alternativa para a população com renda mais baixa e carros mais antigos, além de adquirir um seguro para o automóvel, além de contribuir com o desenvolvimento do mercado segurador. Para tanto, foi utilizada uma base de dados de cobertura de sinistros no país, por meio do sistema Autoseg da SUSEP, com dados semestrais de 2008 ao primeiro semestre de 2019. A base de dados em questão foi filtrada para conter apenas os registros pertencentes às subprefeituras estudadas e, a partir disso, a frequência e severidade de sinistro individual foram ajustadas com distribuições discretas e contínuas específicas, indicadas na bibliografia como adequadas aos dados de sinistro; tal ação foi realizada para sinistro do tipo roubo/furto, colisão com perda total ou parcial e outras coberturas, como assistência 24h. Após isso, realizou-se a convolução dos sinistros individuais por meio do método de Simulação de Monte Carlo para os dados obtidos de cada subprefeitura. Com a simulação, foi possível entender que, para sinistro de roubo/furto, a subprefeitura de Parelheiros apresenta cerca de 3 vezes mais chances de ocorrência de sinistro individual quando comparada à subprefeitura de Pinheiros, podendo ser uma consequência das condições socioeconômicas da região, ao passo que a severidade do sinistro individual em Pinheiros é cerca de 27% maior do que em Parelheiros, ocasionado, possivelmente, pelo maior poder aquisitivo médio em Pinheiros. Portanto, entende-se que o oferecimento do Seguro Auto Popular para automóveis da região da subprefeitura de Parelheiros pode ser desestimulado, principalmente, pelo maior número médio de ocorrências de sinistro por indivíduo na região.

The present work aims to study the dynamics of the individual convoluted vehicles insurance claims for in the districts of Pinheiros and Parelheiros, in the city of São Paulo. The analysis may indicate the district with more attractiveness - based on the frequency and severity of individual claims - for the proposal of popular vehicle insurance by insurance companies. The popular vehicle insurance can be an alternative for the population with lower income and older vehicles, in addition to acquiring insurance for the vehicle, and contribute to the development of the insurance market. For this, a database of claims coverage in the Brazil was used through SUSEP's Autoseg system, with half-yearly data from 2008 to the first half of 2019. The database was filtered to contain only the records belonging to the districts studied and, from this, the frequency and severity of individual claims were adjusted with discrete and continuous specific distributions, indicated at the bibliography as appropriate to the claim data; such action was carried out for robbery and theft, collision with total or partial loss and other coverage, such as 24h assistance. After that, the convolution of individual claims was performed through the Monte Carlo Simulation method for the data obtained from each district. With the simulation, it was possible to understand that, for robbery and theft claims, the district of Parelheiros presents about 3 times more chances of individual claims when compared to the subprefecture of Pinheiros, which can be a consequence of the socioeconomic conditions of the region, while the severity of the average individual claim in Pinheiros is about 27% higher than an individual from Parelheiros, possibly caused by a higher average purchasing power of the the first. Therefore, it is understood that the proposal a popular vehicle insurance in the region of the Parelheiros may be discouraged, mainly, by the higher average number of individual claims in that district.
Keywords Seguro Auto Popular
Simulação de Monte Carlo
Distribuição de sinistros individuais
Subprefeituras de São Paulo
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Osasco, SP
Language Portuguese
Sponsor Não recebi financiamento
Date 2021-02-11
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 66 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60189

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Name: TCC - Milena de Oliveira Vale - VF.pdf
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Format: PDF
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