Pet Saúde como espaço de aprendizagem interprofissional: a ótica de estudantes egressos deste projeto

Pet Saúde como espaço de aprendizagem interprofissional: a ótica de estudantes egressos deste projeto

Author Cersosimo, Verena Scarlato Pinto Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Batista, Sylvia Helena Souza da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O Programa de Educação pelo Trabalho (PET Saúde), instituído pela Portaria Interministerial No 421 de 2010, apresenta, entre outros objetivos, fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o SUS, obtendo características de instrumento de qualificação em serviço dos profissionais da saúde, servindo de iniciação ao trabalho e vivências dirigidas aos estudantes das graduações em saúde, de acordo com as necessidades do SUS, tendo como fio condutor a integração ensino-serviço-comunidade. O programa PET Saúde abrange o envolvimento de preceptores, docentes e estudantes. Reforça a importância da desconcentração de papéis e responsabilidades e da formação pedagógica para atuação dos professores e preceptores como educadores e participantes ativos do desenvolvimento curricular. A rede de estudos sobre o PET- SAÚDE como espaço de aprendizagem na formação em saúde assumiu como objetivo central analisar concepções, experiências e aprendizagens de estudantes e egressos do Campus Baixada Santista. O caminho metodológico compreendeu narrativas: as informações produzidas compuseram um panorama complexo e multideterminado ao qual adentrou-se com as ferramentas da análise temática. Os dados possibilitam apreender o investimento na participação do estudante nas atividades previstas pelas equipes de saúde, procurando uma inserção orgânica com a realidade dos serviços. Observou-se uma busca de mobilizar saberes dos universitários, superando uma lógica de mera realização de atividades previstas. Neste processo, destaca-se o movimento de discussão e proposição de mudanças no sistema de assistência à saúde mental no âmbito municipal. O conjunto de percepções dos estudantes permitem aprender o reconhecimento claro de avanços tanto no âmbito da IES (integração entre os cursos, maior visibilidade das necessidades de mudanças nos Cursos), como da secretaria municipal de saúde. E, ainda, delineiam-se como contribuições do PET: (1) o reconhecimento da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe colaborativa, (2) a aprendizagem com os profissionais dos serviços no campo da aprendizagem em saúde, com especial ênfase nas interações com o agente comunitário de saúde (ACS) e com os usuários. No âmbito das dificuldades, situam- se a carga horária não efetiva do PET-Saúde e a não disponibilidade discente para as atividades do PET em decorrência de suas outras atividades acadêmicas. Apreende-se a percepção de que as atividades desenvolvidas contribuíram para a formação profissional interdisciplinar, estabelecendo estratégias de aprendizagens pautadas no diálogo, respeito, vínculo e colaboração. E, também, é possível afirmar a existência de espaços para processos educativos participativos, emancipatórios e conectados com as demandas sociais. É importante destacar que a pesquisa compõe um conjunto de estudos sobre o Programa PET Saúde e foi apresentada no Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária (Comunicação oral) e publicado artigo completo nos Anais do referido evento.
Keywords Aprendizagem interprofissional
Graduação
Saúde
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Instituto Saúde e Sociedade - Campus Baixada Santista
Language Portuguese
Sponsor Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Date 2020-10-19
Published in CERSOSIMO, Verena Scarlato Pinto. Pet Saúde como espaço de aprendizagem interprofissional: a ótica de estudantes egressos deste projeto. 2020. 62f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2020.
Research area Avaliação, Currículo e Formação Docente em Saúde
Knowledge area Ensino
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 62 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58833

Show full item record




File

Name: RELATÓRIO TCC VERENA.pdf
Size: 598.7Kb
Format: PDF
Description: RELATÓRIO DE PESQUISA E ARTIGO
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account