Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS

Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS

Author Galindo, Amanda Giron Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Imbrizi, Jaquelina Maria Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Ensino em Ciências da Saúde
Abstract O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de pós-graduação stricto sensu voltada para profissionais de diversas áreas do conhecimento que busca refletir e intervir nos processos de trabalho, assim visa aproximar o exercício profissional da pesquisa acadêmica. Percebemos que por ser uma pós-graduação recente, pouco se tem publicado sobre ela, principalmente quando tentamos encontrar elementos sobre o MP para além dos documentos legais, como registros mais sensíveis sobre a aprendizagem e sobre as experiências nesta modalidade de formação. Essa pesquisa caminha neste sentido: buscou-se, através do acompanhamento de uma turma do Mestrado Profissional da UNIFESP - campus Baixada Santista, trazer elementos para conhecer os processos de aprendizagem deste coletivo, considerando as sensações e as narrativas dos mestrandos sobre este espaço e este processo educacional. Por meio do método da cartografia, foram produzidas narrativas da pesquisadora e narrativas de si dos mestrandos, bem como foi realizada uma produção coletiva da turma no formato de um portfólio. Com esses elementos investigamos alguns processos de aprendizagem inventiva da turma de 2015 do Mestrado Profissional Ensino em Ciências da Saúde da UNIFESP campus Baixada Santista, gerando análises e questões acerca das produções em diálogo com a literatura sobre o tema.

The Professional Master's (MP) is a modality of stricto sensu post-graduation aimed at professionals of several areas of knowledge that seeks to reflect and intervene in work processes, thus aims to approach the professional practice of academic research. We have noticed that since it is a recent post-graduation, little has been published about it, especially when we try to find elements about MP beyond legal documents, as more sensitive records about learning and about experiences in this type of training. This research is in line with this: it was sought, through the accompaniment of a group of the Professional Masters of UNIFESP - Baixada Santista campus, to bring elements to know the learning processes of this collective, considering the sensations and narratives of the masters about this space and this educational process. Through the cartography method, narratives of the researcher and narratives of the students were produced, as well as a collective production of the class in the form of a portfolio. With these elements we investigated some processes of inventive learning of the group of 2015 of the Professional Master's Degree in Teaching in Health Sciences of UNIFESP campus Baixada Santista, generating analyzes and questions about the productions in dialogue with the literature on the subject.
Keywords Cartografia
Educação
Narrativa
Pós-graduação
Experiência
Cartography
Education
Narrative
Post-Graduation
Experience
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2017-12-04
Published in GALINDO, Amanda Giron. Reflexões com aprendizagens inventivas: narrativas das experiências da turma 2015 do mestrado profissional da Unifesp/BS. 2017. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 151 f.
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58783

Show full item record




File

Name: Dissertação Amanda Giron Galindo.pdf
Size: 4.219Mb
Format: PDF
Description: Dissertação de mestrado
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account