As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História

As perspectivas dos jogos de interpretação como materiais didáticos no ensino de História

Título alternativo On the understanding of role-playing games as teaching material at history classes
Autor Oliveira, Fernanda Mota de Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Neto, Antonio Simplicio de Almeida Autor UNIFESP Google Scholar
Pós-graduação Não se aplica
Resumo "A presente pesquisa tem como escopo apresentar o conceito de jogos de interpretação, a definir o role-playing game (RPG) em sua modalidade “de mesa” e o live-action role-playing game (Larp), visando o estudo das perspectivas de uso desses jogos como materiais didáticos no ensino de história. Essa investigação se deu através da leitura e reflexão de autores que estudam a epistemologia dos jogos, bem como daqueles que pesquisam os jogos na educação e através da revisão literária e análise crítica do perfil textual das dissertações de metrados que abordam o tema no Brasil. A pesquisa busca trazer a história desses jogos e de como foram aplicados na educação, seu modo de funcionamento e enuncia também o modo como se deu a aplicabilidade desses jogos em diferentes escolas, de acordo com os projetos propostos por cada autor. "
Assunto RPG de mesa
Larp
Material didático
Ensino de história
Jogos
Cobertura Guarulhos
Idioma Português
Data 2019-12-03
Área de concentração Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensão 107 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58429

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: MONO_Fernanda Mota 11_2019.pdf
Tamanho: 1.739Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)