Author |
Garcia, Beatriz Gomes
![]() ![]() |
Advisor |
Imbrizi, Jaquelina Maria
![]() ![]() |
Institution | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Abstract | A partir da experiência de estágio na ONG Camará (São Vicente/SP), nasceu o
desejo de compor este trabalho de conclusão de curso, a partir do que se viu e viveu
entre as paredes coloridas da casa desta ONG. Assim, este trabalho teve o objetivo de
narrar memórias de vida de educadores sociais da ONG Camará, a fim de compreender a
relação que se construiu entre suas vidas e sua prática profissional atenta e sensível,
desenvolvida com populações em situação de vulnerabilidade social. As justificativas para
a construção de tal trabalho se dá pela crescente ação de educadores sociais no terceiro
setor, em composição com políticas públicas, com populações em situação de
vulnerabilidade social. Também, se justifica pelo compromisso da universidade com a
comunidade e pela possibilidade de que narrativas venham a ser instrumentos de
fortalecimento da discussão sobre a importância dos trabalhos desenvolvidos em ONGS
que se posicionam como espaço de exercício e busca de garantia de direitos. Para a
elaboração de tal trabalho, adotamos o método qualitativo em pesquisa por meio da
produção de duas narrativas de memórias de vida, escritas a partir de encontros com
cada educador social convidado a narrar sua trajetória de vida. Depois de prontas, as
narrativas foram tomadas como objeto de análise a partir dos referenciais teóricos sobre
trabalho, arte e formação de educadores sociais, constituindo esta colcha de retalhos que
aqui se apresenta. Over the internship experience in NGO Camará (São Vicente / SP), emerged the desire to compose this course completion’s essay from what was seen and lived between the colorful walls of the NGO’s house. Thus, this paper has the purpose to describe the NGO Camará educators life memories to comprise the relationship that was built between their life and their professional attentive and sensitive practice developed with populations living in vulnerable situations. The reasons to construct this thesis are based on the growing of the social educators actions in the third sector, combined with public policy, and populations in social vulnerable situations. Also, this is justified by the university's commitment to the community and by the possibility that these narratives maybe will become instrument of reinforcement for discussions concerning the importance of the work accomplished in NGOs positioned as space for exercise and pursuit of the warranty rights. For the preparation of this paper, was adopt the qualitative research method through the elaboration of two life memories narratives written from encounters with each invited social educator told his life trajectory. Once prepared, the narratives were taken as analysis objects from the theoretical references about work, art and social educator training, resulting in this patchwork here presented |
Keywords |
Memórias de vida
Educadores Sociais ONGs no Brasil Arte Trabalho Memories of life Social Educators NGOs in Brazil Art Work |
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage | ISS |
Language | Portuguese |
Date | 2013-02-19 |
Published in | GARCIA, Beatriz Gomes. Arte e vida: narrativas de memórias de vida de educadores sociais da ONG Camará. 2013. 102 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013. |
Knowledge area | Promoção da saúde |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
Extent | 102 f. |
Access rights | Open access ![]() |
Type | Trabalho de conclusão de curso de graduação |
URI | https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/58331 |
Name:
TCC_Beatriz_Psicologia.pdf
Size: 967.4Kb Format: PDF Description: TCC |
Open file |