Identidade e ideologia de gênero na educação infantil

Identidade e ideologia de gênero na educação infantil

Author Souza, Lucas Vinícius da Silva Guimarães de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Silva, Cristiane Gonçalves da Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O estudo teve como objetivo analisar como o gênero é produzido e reproduzido nos discursos, nas relações e no bri ncar dentro do ambiente escolar, a partir da proposição de atividades em sala de aula com a participação de educadores e crianças, oferecendo espaços lúdicos que problematiz ara m as relações e identidades fixas de gênero. Entendemos que a educação formal ac aba sendo um espaço onde as discussões sobre gênero se fazem necessárias, uma vez que é através dela que os sujeitos vivenciam as primeiras experiências fora do n ú cle o familiar, o que os expõe ainda mais a diferença e permite exercitar logo cedo as capacid ades críticas em relação à reprodução de preconceitos e quaisquer formas de opressão. Tratou se de uma pesquisa ação realizada em uma unidade escolar da Secretaria Municipal de Ensino de Santos que pretendeu inserir esse tipo de discussão na Educação Infan til, propiciando de forma lúdica um espaço de reflexão sobre a cultura e os padrões de gênero que produzem sofrimento e violência dentro do ambiente escolar. A partir da articulação entre observação e intervenção foi possível identificar como as pedagogias culturais operam e porque encontram na escola um solo fértil para sua reprodução, incluindo situações em que houve reprodução nas falas e ações das crianças dos discursos hegemônicos associados à masculinidade e a feminilidade. Além disso, foi possível an alisar como se d eu a dinâmica escolar durante os momentos em que as crianças brincam e observar o interesse e mobilização por parte delas em conhecer e exercitar outras formas de significação não submetidas ao discurso hegemônico.
Keywords Educação infantil
Gênero
Ideologia
Sexualidade e identidade
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2016-12-08
Published in SOUZA, Lucas Vinícius da Silva Guimarães de. Identidade e ideologia de gênero na educação infantil. 2016. 66 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2016.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 66 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/56208

Show full item record




File

Name: TCC LUCAS GUIMARAES.pdf
Size: 1.173Mb
Format: PDF
Description: TCC
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account