Efeito de um programa de treinamento de habilidades na bicicleta na redução do medo, ansiedade e a impulsividade: uma proposta de estudo

Efeito de um programa de treinamento de habilidades na bicicleta na redução do medo, ansiedade e a impulsividade: uma proposta de estudo

Author Oliveira, Kaique Carvalho de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Antunes, Hanna Karen Moreira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract O medo, considerado uma emoção básica, possui uma importante função de sobrevivência, sendo responsável por identificar e responder, de maneira fisiológica, a situações de perigo. Em níveis considerados saudáveis, o medo prepara e capacita o indivíduo para uma situação de luta ou fuga. Porém, quando excedido, acaba se tornando um fator de evitação de algumas tarefas do cotidiano. Além do medo, a ansiedade também se faz presente nesta relação de situação de perigo, ainda apresenta características de desconforto similares às do sentimento de medo, mas não possui um desencadeador conhecido. Uma das atividades do cotidiano, frequentemente evitadas pelo medo excessivo é a utilização da bicicleta como meio de transporte. O Risco de acidentes ou momentos desconfortantes de susto, por exemplo, podem ser os desencadeadores do medo da prática em questão. Diversos autores descrevem os efeitos benéficos da utilização da bicicleta como meio de transporte, tais como manutenção da saúde física e mental, menor custo monetário de transporte e redução da poluição ao meio ambiente. Outro quadro psicológico citado no estudo aqui proposto é a impulsividade. Considerada como a tomada de decisão sem a consideração de todas as implicações, a impulsividade pode estar fortemente relacionada com a utilização da bicicleta como meio de transporte e sua relação com o medo e a ansiedade. Diante da literatura, foi proposto um estudo com intuito de investigar a influência de uma intervenção, em formato de treinos, com duração de quatro semanas, contendo exercícios que mimetizem as ações e situações frequentemente encontradas no transito, para reduzir o medo do uso da bicicleta como meio de transporte. Como indicadores, propomos avaliar, por meio de questionários psicobiológicos, os seguintes parâmetros: ansiedade e impulsividade. Acredita-se que este tipo de intervenção pode contribuir com como uma alternativa não medicamentosa, e de confronto direto, para minimizar a evitaçao quanto ao uso da bicicleta.

Fear is considered one basic emotion, besides to possess a very important surviving function by being responsible for identifying and react, using physiologic functions, to danger situations. Besides that, a health fear prepares and capacitates an individual for a difficult situation. However, when exceeded, it begins to turn into an avoidance factor for some daily tasks. Another characteristic of fear is the existence of a known external trigger, which differentiates it from anxiety, which also presents the same defense mechanisms, but doesn’t have a known trigger. One of the daily activities, often avoided by excessive fear is the use of bicycle as a means of transportation. The risk of accidents or uncomfortable moments of fright, for example, can be the triggers of fear of the practice in question. Even the bike possessing several environmental benefits, and the individual, such as effects on physical and mental health. Several authors describe the beneficial effects of physical exercise on anxiety, feeling that resembles fear, and general mental health. Another psychological picture cited in the study proposed here is impulsiveness. Considered as decision making without consideration of all the implications, impulsivity may be strongly related to the use of the bicycle as a means of transportation and its relation to fear and anxiety. In light of the literature, a study was proposed to investigate the influence of a four-week intervention, containing exercises that mimic the actions and situations frequently encountered in the transit to reduce the fear of using the bicycle as a means of transportation. As indicators, we propose to evaluate the following parameters through psychobiological questionnaires: anxiety and impulsivity. It is believed that this type of intervention may contribute as a non-medicated alternative to minimize avoidance of bicycle use
Keywords Medo
Ansiedade
Bicicleta
Saúde
Atividade física
Fear
Anxiety
Bicycle
Health
Physical activity
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2017-12-21
Published in OLIVEIRA, Kaique Carvalho de. Efeito de um programa de treinamento de habilidades na bicicleta na redução do medo, ansiedade e a impulsividade: uma proposta de estudo. 2017. 34 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2017.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 34 f.
Access rights Closed access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/53307

Show full item record




File

Name: KAIQUE OLIVEIRA.pdf
Size: 2.619Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account