Defesa Da Terra Por Uma Comunidade E Uma Escola Sem Muros: Educação E Cultura Quilombolas No Campinho Da Independência " Paraty, Rj

Defesa Da Terra Por Uma Comunidade E Uma Escola Sem Muros: Educação E Cultura Quilombolas No Campinho Da Independência " Paraty, Rj

Author Barros, Ana Fiorim Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Revah, Daniel Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Educação
Abstract The Presente Work Is Focused On The Antagonism Between Oficial Education, As Urbanized, And That One Supported By The Quilombola Community Of Campinho Da Independência, Located At Paraty (Rio De Janeiro), Where Took Place This Research. Cosidered The Quilombo"S Public School And The Legislation To A Quilombola Education, Which Is Expressed By The Implementation Of The Resolution Number 8 From The National Ministery Of Education, That Defines The National Shortcuts Direction To Quilombola School Education In Basic Education. The Study Attend To Conquerings And Conflicts Started With The Figth For Territory And Goes On To Education Given To Children. To Achive This Was Necessary To Investigate The Quilombola"S Cultural History Of Campinho As A Source To Compreend The Formation Of The Communitarian People By The Social Mobility And The Culture Fixed On A Tradicional Transmission Of Knowledge. As Well, It Was Necessary To Hold On The Importance Of Scholarship To The Campinho"S Community And How It Tooks Place Til

O Presente Trabalho Concentra-Se No Antagonismo Entre A Educação Oficial, Urbana, E A Defendida Pela Comunidade Quilombola Do Campinho Da Independência, Do Município De Paraty (Rio De Janeiro), Onde Foi Realizada A Pesquisa De Campo. Considera A Escola Pública Do Quilombo E A Legislação Para A Educação Quilombola, Expressa Pela Implementação Da Resolução Nº 8, Do Ministério Da Educação, Que Define As Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Escolar Quilombola Na Educação Básica. O Estudo Ocupa-Se Das Conquistas E Conflitos Iniciados Com A Luta Pelo Território E Estende-Se À Educação Dada Às Crianças. Para Isso Foi Necessário Investigar A História Cultural Quilombola Do Campinho Como Recurso Para Compreender A Formação Dos Comunitários Por Meio Dos Movimentos Sociais E Da Cultura Fundamentada Na Transmissão De Conhecimento Tradicional. Também Foi Preciso Deter-Se Na Importância Da Escolarização Para A Comunidade Do Campinho E Na Forma Como Ela Se Deu Até Os Dias De Hoje. O Trabalho Estuda A Escola Por
Keywords Quilombola"S School Education
Distincted Education
Traditional Community
Quilombola"S Culture
Educação Escolar Quilombola
Educação Diferenciada
Comunidades Tradicionais
Cultura Quilombola
Language Portuguese
Date 2018-03-08
Research area História Da Educação: Sujeitos, Objetos E Práticas
Knowledge area Ciências Humanas
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 110 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5667976
Access rights Open access Open Access
Type Dissertation
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52708

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Name: 2018-0650.pdf
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Format: PDF
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