Concepção de Educação Física para estudantes de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo

Concepção de Educação Física para estudantes de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo

Author Mota, Lyara Maria da Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Rogério Cruz Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Os objetivos deste trabalho consistiram em compreender as concepções de Educação Física (EF) e relacioná-las com o plano pedagógico do curso. A pesquisa foi realizada com 63 alunos do curso de EF com idade entre 18 e 40 anos respeitando os seguintes critérios de inclusão: estar matriculado no curso; estar frequentando as aulas e o critério de exclusão de ter cursado o curso parcial ou integralmente em outra Instituição. A pesquisa foi desenvolvida pela abordagem qualitativa e aplicamos um questionário como instrumento de coleta de dados. Como resultado chegamos em 4 categorias: Área de Conhecimento; Área de Intervenção; Área de Reflexão e Não responderam. Obtivemos subcategorias relacionadas à Área de Conhecimento devido à heterogeneidade envolvendo o objeto de estudo como: Movimento humano, Corpo humano, Atividade física, Exercício Físico e Esporte e Não está claro. Na Área de Intervenção obtivemos as seguintes subcategorias como: Qualidade de vida, Saúde e Esporte, Educação do corpo, Não citada. Na Área de Reflexão, a EF é entendida como compreensão e construção do corpo para objetivos particulares. Apresentamos na discussão elementos que caracterizam uma EF mais humana e que compreende uma linguagem sensível do movimento humano. Dessa forma, concluímos que a maioria das respostas dos estudantes vai ao encontro do projeto pedagógico do curso, uma vez que grande parte dos estudantes consideram a EF uma área de conhecimento ou intervenção que lida com o movimento humano, Enretanto, compreende-se a necessidade de considerar o movimento humano em todas as dimensões, tanto na perspectiva das ciências humanas quanto na perspectiva das ciências naturais, evitando assim a preponderância de uma sobre a outra. Ou seja, para assim ser possível valorizar as diferentes formas da expressão humana, a partir da linguagem simbólica do movimento.

The aimsof thisstudyconsisted in to understandthe concepts of Physical Education and relate them with the pedagogical plan of the course. The survey was conducted with 63 students from EF course and age between 18 and 40 years, respecting the following inclusion criteria: be enrolled in the course; be attending classes and exclusion criteria: having studied the course partly or entirely in another institution. The survey was developed by qualitative approach and applies a questionnaire as an instrument of data collection. In the analysis we elaborated4categories: knowledge Area; Area of Intervention; Area of reflection and Not Responded. We had subcategories related to Area of knowledge due to the heterogeneousinvolving the object of study as: human movement, human body, physical activity, exercise and sport and it is not clear. In the area of intervention we obtained the following subcategories such as: quality of life, health and Sport, education of the body, Notcited. In the area of reflection, the EF is understood as understanding and construction of the body for private goals. Presented in discussion elements that characterize an EF more human and understanding a language sensitive of human movement.Thus, we conclude that most of the responses of studentsfollowthe pedagogical project ofthe course, because most of the students considered a Physical Education an area of knowledge or intervention that deals with human movement, Therefore, we understand it is necessary to consider the human movement in all dimensions, both in the perspective of the humanities and natural sciences perspective, thus avoiding the preponderance of one over the other. In other words, to be able to valorize the different forms of human expression, from the symbolic language of the movement.
Keywords Educação Física
Formação de recursos humanos
Ensino Superior
Physical Education
Human resources training
Higher education
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2013-12-16
Published in MOTA, Lyara Maria da. Concepção de Educação Física para estudantes de Educação Física da Universidade Federal de São Paulo. 2013. 36 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 36 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51973

Show full item record




File

Name: LYARA MOTA.pdf
Size: 953.6Kb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account