Proposta pedagógica para o ensino da natação: um diálogo com a saúde

Proposta pedagógica para o ensino da natação: um diálogo com a saúde

Author Lotti, Alessandro Demel Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Oliveira, Rogério Cruz de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Introdução: A natação é uma modalidade que tem sua prática amplamente influenciada pelo modelo tecnicista, reduzindo suas aulas a sessões de repetição de gestos técnicos. Estudos apontam que esta perspectiva é causa de descontentamento para os praticantes, e que muitas vezes repercute no abandono da prática. Paralelamente, as políticas de promoção da saúde da atualidade têm sido enfáticas em conferir centralidade às práticas de atividade física/esportiva como estratégias de produção de saúde. Além disso, há o apontamento de que tais práticas devem ser acessíveis a todos, priorizando intervenções comprometidas com a dimensão sociocultural das pessoas. O campo da pedagogia do esporte tem priorizado discussões para além de um ensino esportivo centrado na técnica, valorização do conhecimento prévio e consideração dos aspectos socioculturais das pessoas envolvidas na prática. Assim, é de se notar a existência de proximidade entre o campo da pedagogia do esporte e da promoção da saúde. Essa relação tem impacto positivo para o ensino da natação. Objetivo: Sistematizar uma proposta de ensino da natação calcado nos princípios da pedagogia do esporte; compreender as possibilidades didático-pedagógicas do ensino da natação, e; analisar uma possível relação entre a sistematização do ensino da natação com os ideários da promoção da saúde. Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, sendo abrangidos periódicos nacionais do sistema Qualis Capes da Educação Física e com política editorial de livre acesso. Tal levantamento alicerçou a elaboração de uma proposta para o ensino da natação. Resultados: Verificamos a ausência de estudos que discutiam a temática da promoção da saúde no campo esportivo e vice-versa. Apesar disso, autonomia e humanização foram temas comuns em todos os artigos selecionados. Quanto ao ensino da natação, é necessário que o processo esteja centralizado nos alunos, gerando autonomia nos mesmos e permitindo vivências mais amplas. Conclusão: Acreditamos que a contribuição deste trabalho se dá pela possibilidade de compreender o ensino da natação por outras perspectivas, alternativas ao modelo profissional. Um ensino da natação realizado à luz dos pressupostos da pedagogia do esporte agrega conteúdos que vão além dos de caráter técnico, permitindo que os alunos experimentem as possibilidades de seu corpo no meio líquido antes de aprender o gestual formal da modalidade

Currently, the professional sport’s model has influenced sports practices in all scenarios and its larger goals are the performance and technical perfection. Authors point out that this technicist emphasis is one of the reasons for the distancing of people in relation to bodily practices. This phenomenon occurs even in times that the benefits of corporal practices have been widely disseminated by experts as strategies for prevention and health promotion. Swimming is a sport that has its practice widely influenced by technical model, reducing their classes to repeated gestures technical sessions. Studies show that this perspective is the cause of discontentment for practitioners, and it often affects the abandonment of the practice. The sport pedagogy is a field of Physical Education whose focus is oriented to study in teaching -learning of bodily practices. It recommends, for example, that these practices should not be disconnected from its practitioners, and these should be the main subjects of the process. This concern is also seen in the health area, where more people have earned their participant role in health promotion. Thus, this study has the following objectives: a proposal to systematize the swimming teaching trampled on the principles of sport pedagogy; understand the swimming teaching didactic and pedagogical possibilities, and; examine a possible relationship between the systematic swimming teaching with the ideals of health promotion. Therefore, we performed a literature research for relevant topics as sport, swimming, pedagogy, physical education and health. Thus, we intend to reach a proposed swimming teaching that allows a wider reading of sport in society as well as to narrow the dialogue with healthcare
Keywords Natação
Pedagogia
Educação Física e Treinamento
Promoção da Saúde
Swimming
Pedagogy
Physical Education and Training
Health Promotion
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage ISS
Language Portuguese
Date 2013-12-17
Published in LOTTI, Alessandro Demel. Proposta pedagógica para o ensino da natação: um diálogo com a saúde. 2013. 55f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013
Knowledge area Promoção da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 55 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51937

Show full item record




File

Name: ALESSANDRO LOTTI.pdf
Size: 1.258Mb
Format: PDF
Description: TCC completo
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account