Ser Docente no Século XXI: uma análise sobre as condições do trabalho em uma universidade pública.

Ser Docente no Século XXI: uma análise sobre as condições do trabalho em uma universidade pública.

Author Emiliano, Laiany Lara Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Queiróz, Maria de Fátima Ferreira Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Este estudo apresenta a proposta de elaborar uma revisão de literatura, visando aprofundar o conhecimento sobre a realidade do trabalho docente em uma Universidade Pública. Durante a trajetória do curso de Serviço Social a produção teórico-prática tem-se aproximado do cotidiano estudantil promovendo algumas tendências investigativas sobre a dinâmica do Trabalho em constante precarização. Em tese defendida pelo professor Dr.Ricardo Lara, o trabalho vem sendo investigado por diversos pesquisadores e as transformações do mundo do trabalho e reestruturação produtiva vem sendo um dos eixos em comum nas pesquisas. Sendo assim, o desenvolvimento deste projeto tem a necessidade de se aproximar, a partir das produções teóricas do serviço social sobre a temática trabalho com o objetivo de compreender as expressões da transformação do mundo trabalho, reestruturação produtiva e preocupações contemporâneas da profissão. Com o intuito de contribuir na produção científica sobre as expressões das transformações do trabalho e reestruturação produtiva, apresenta-se a realidade de docentes em uma Universidade Pública. Para efetivar o projeto de conclusão de curso a análise do trabalho docente foi desenvolvida a partir da pesquisa de iniciação científica realizada no período de2017 à 2018 na Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista com uma leitura dos teóricos do trabalho estudos no decorrer do curso de Serviço Social. Compreendendo que o processo de globalização vem transformando a política educacional, as formas de organização e os processos de trabalho, identidades, formas de sociabilidade e valores de uma categoria profissional, este projeto busca contribuir com a produção teórica em Serviço Social e também propiciar uma aproximação dos profissionais frente a categoria docente que vem adoecendo neste processo de intensificação do trabalho.
Keywords Trabalho Docente
Serviço Social
Reestruturação Produtiva
Language Portuguese
Date 2019
Published in EMILIANO, Laiany Lara. Ser Docente no Século XXI: uma análise sobre as condições do trabalho em uma universidade pública. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviços Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 37 p.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51553

Show full item record




File

Name: TCC SS Laiany Lara.pdf
Size: 550.3Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account