Feito à Mão: a arte-educação como estratégia de desenvolvimento social de moradoras em área de proteção ambiental

Feito à Mão: a arte-educação como estratégia de desenvolvimento social de moradoras em área de proteção ambiental

Author Peres, Mônica Conceição dos Santos Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Paula, Marcos Ferreira de Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract Este projeto tem por objetivo apresentar um estudo sobre o desenvolvimento social de mulheres, moradoras em área de proteção ambiental, promovido pelaarte-educação,a partir da participação no projeto Arte nas Cotas, que é desenvolvido no município de Cubatão/SP.Os bairros cota são comunidades antigas, construídas em meio à Mata Atlântica quando ainda não existiaa preocupação com a preservação da vegetação.Eles possuem esse nome por estarem encravados na serra, cada um ocupando uma cota topográfica. O Cota-200, por exemplo, está a 200 metros do nível do mar.O projeto Arte nas Cotas, quetem como principal proposta a intervenção urbana,teve inspiração em Mônica Nador,artista plástica reconhecida internacionalmente, quefaz de sua obra uma forma de ativismo social. Trata-se de um dos quatros projetos que integram o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaicos da Mata Atlântica, implantado pelo Governo do Estado de São Paulo (GESP). Por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), o projeto Arte nas Cotas vem conquistando atenção e reconhecimento pelos seus resultados, valorizando o território e as competências individuais e coletivasdasparticipantes.A arte-educação, além de despertar os sentidos, aguçar a imaginação e estimular a criação –gerando renda e sociabilidade–revela-se também uma importante estratégia para o processo de desenvolvimento social.
Keywords Arte-educação
Artesanato
Desenvolvimento Social
Projeto Arte nas Cotas
Serviço Social
Language Portuguese
Date 2018
Published in PERES, Mônica Conceição dos Santos. Feito à Mão: a arte-educação como estratégia de desenvolvimento social de moradoras em área de proteção ambiental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviços Sociais) – Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 70 p.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51547

Show full item record




File

Name: TCC SS Mônica Peres.pdf
Size: 4.990Mb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account