ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA

ESTUDO SOBRE A GESTÃO DEMOCRÁTICA E A RELAÇÃO ENTRE FAMÍLIAS E ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA EQUIPE GESTORA

Título alternativo Study about democratic management and the relationship between families and school: the point of view of management team
Autor Pilatis, Camila Autor UNIFESP Google Scholar
Tutor Penna, Marieta Gouvêa de Oliveira Autor UNIFESP Google Scholar
Programa de posgrado Não se aplica
Resumen O tema desta pesquisa de Conclusão de Curso de Pedagogia é a relação família-escola, numa perspectiva sociológica. O foco desta pesquisa é investigar a forma como se estabelece a relação entre famílias e escola, a partir de estudo realizado em uma escola municipal de Guarulhos, reconhecida na rede por ter em sua base a valorização da participação das famílias e da comunidade nas atividades escolares como ponto importante. O objetivo central é compreender como se dá a gestão democrática e a participação da família na escola investigada, a partir da lógica da equipe de gestão. Para o desenvolvimento da pesquisa, serviram de referência: Zago (1994), Thin (2006), Moura (2009), Santana (2010), Vieira; Raginato, Moraes (2009), Maurício (2009), Garrafa; Lomonaco (2009), Bezerra (2010), Mendes (2009), Paro (1995) e Nunes; Vilarinho (2001). A metodologia utilizada na coleta dos dados baseou-se em dados de observação do espaço escolar e na realização de entrevistas semiestruturadas com o trio gestor da escola (direção, vice-direção e coordenação). O trabalho é finalizado com a análise dos dados coletados em relação ao referencial teórico. Com as informações coletadas, foi possível evidenciar que a democracia na escola, mesmo assegurada legalmente, encontra dificuldades para sua efetivação, dificuldades que possuem origem histórica, política, social e cultural.
Materia Gestão democrática
Participação
Escola-família
Escola e democracia
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Guarulhos
Idioma Portugués
Fecha 2019-05-03
Área de conocimiento Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensión 67 f.
Restricciones de acceso Acceso abierto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51528

Mostrar el registro completo del ítem




Fichero

Nombre: TCC_CamilaPilatis 2604.pdf
Tamaño: 638.1Kb
Formato: PDF
Descripción:
Abrir fichero

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)