Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930).

Show simple item record

dc.contributor.advisor Ferla, Luis Antonio Coelho [UNIFESP]
dc.contributor.author Silva, André Luiz Godinho da [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-08-29T20:47:10Z
dc.date.available 2019-08-29T20:47:10Z
dc.date.issued 2018-12-06
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51525
dc.description.abstract "Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito dos fenômenos da modernidade em São Paulo, durante o recorte temporal de 1900 a 1930, debruçando-se principalmente sobre os novos paradigmas de transporte que surgem na cidade na virada do século XIX para o XX, os automóveis e os bondes elétricos. Atenta-se ao fascínio causado pelas novas tecnologias na elite cafeeira, que se entusiasmava com a possibilidade de apropriar-se do que havia de mais moderno na Europa e nos EUA. Não deixando de lado a relação violenta desses artefatos tecnológicos com a população paulistana nas ruas de São Paulo, sobretudo as classes menos favorecidas, que disputavam cada metro das apertadas ruas da cidade com os mencionados automóveis e bondes elétricos. A proposta desta monografia consiste em analisar na imprensa da Primeira República, o impacto desses fenômenos no cotidiano da cidade nas primeiras três décadas do século XX. Os constantes atropelamentos, acidentes e a relação conflituosa da população junto às novas categorias de trabalho que acompanham as máquinas, os motorneiros, condutores e choferes. Procurou-se compreender como a imprensa se posicionou em relação à violência dessas relações e quais foram as medidas tomadas pela câmara no sentido de regulamentar essas novas tecnologias." pt_BR
dc.format.extent 60 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Modernidade pt_BR
dc.subject Bondes elétricos pt_BR
dc.subject Automóveis pt_BR
dc.subject Atropelamentos pt_BR
dc.subject São Paulo pt_BR
dc.title Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930). pt_BR
dc.title.alternative Mobile city, morbid city: automobiles, eletric bonds and the violent dispute by the streets of the city of São Paulo (1900-1930). pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.graduateProgram Não se aplica pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.authorLattes Não Possui pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3414564900325538 pt_BR
unifesp.departamento História pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Não se aplica pt_BR
unifesp.graduacao História pt_BR
unifesp.especializacao Não se aplica pt_BR



File

Name: 2019-07-26 17.18.58.JPG
Size: 277.9Kb
Format: JPEG image
Description:
Open file
Name: Monografia_Fina ... revisada PDF imprimir.pdf
Size: 914.4Kb
Format: PDF
Description:
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search


Browse

Statistics

My Account