Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930).

Urbe móvel, urbe mórbida: automóveis, bondes elétricos e a violenta disputas pelas ruas da cidade de São Paulo (1900-1930).

Título alternativo Mobile city, morbid city: automobiles, eletric bonds and the violent dispute by the streets of the city of São Paulo (1900-1930).
Autor Silva, André Luiz Godinho da Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Ferla, Luis Antonio Coelho Autor UNIFESP Google Scholar
Pós-graduação Não se aplica
Resumo "Este trabalho tem por objetivo analisar o efeito dos fenômenos da modernidade em São Paulo, durante o recorte temporal de 1900 a 1930, debruçando-se principalmente sobre os novos paradigmas de transporte que surgem na cidade na virada do século XIX para o XX, os automóveis e os bondes elétricos. Atenta-se ao fascínio causado pelas novas tecnologias na elite cafeeira, que se entusiasmava com a possibilidade de apropriar-se do que havia de mais moderno na Europa e nos EUA. Não deixando de lado a relação violenta desses artefatos tecnológicos com a população paulistana nas ruas de São Paulo, sobretudo as classes menos favorecidas, que disputavam cada metro das apertadas ruas da cidade com os mencionados automóveis e bondes elétricos. A proposta desta monografia consiste em analisar na imprensa da Primeira República, o impacto desses fenômenos no cotidiano da cidade nas primeiras três décadas do século XX. Os constantes atropelamentos, acidentes e a relação conflituosa da população junto às novas categorias de trabalho que acompanham as máquinas, os motorneiros, condutores e choferes. Procurou-se compreender como a imprensa se posicionou em relação à violência dessas relações e quais foram as medidas tomadas pela câmara no sentido de regulamentar essas novas tecnologias."
Assunto Modernidade
Bondes elétricos
Automóveis
Atropelamentos
São Paulo
Cobertura Guarulhos
Idioma Português
Data 2018-12-06
Área de concentração Outra
Editor Universidade Federal de São Paulo
Extensão 60 f.
Direito de acesso Acesso aberto Open Access
Tipo Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51525

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Nome: 2019-07-26 17.18.58.JPG
Tamanho: 277.9Kb
Formato: JPEG image
Descrição:
Visualizar/Abrir
Nome: Monografia_Fina ... revisada PDF imprimir.pdf
Tamanho: 914.4Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)