A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental

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dc.contributor.advisor Braga, Adriana Regina [UNIFESP]
dc.contributor.author Asevedo, Sara Lizandra Oliveira [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2019-07-29T19:25:17Z
dc.date.available 2019-07-29T19:25:17Z
dc.date.issued 2019-06-18
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51233
dc.description.abstract O presente estudo focaliza como se dá a inserção da Educação ambiental em escolas públicas e sua relação com a formação de professores, em especial, no que diz respeito aos cursos de formação continuada ofertados. Com isso, visa identificar como os professores trabalham a temática ambiental em suas práticas pedagógicas, tomando como base a ideia da transversalidade ou interdisciplinaridade. Nosso objetivo é o de verificar como se dá a realização do trabalho com a Educação Ambiental dentro das escola spúblicas de Ensino Fundamental e como as atividades de formação docente contribuem para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que englobem a temática ambiental. Além disso, interessa-nos observar se os professores se sentem preparados para desenvolver esse trabalho e se para isso contam com o apoio da gestão e comunidade escolar. A metodologia de natureza qualitativa e interpretativa implicou na análise e interpretação dos dados investigados, a começar pelo levantamento realizado de pesquisa acadêmico-científicas que permitiram desenhar um quadro teórico para posterior mapeamento e exploração dos dados apurados. Os resultados obtidos, organizados em quadros e gráficos e analisados com base no referencial teórico do estudo, confirmam parcialmente nossas hipóteses de que a oferta de cursos de formação continuada de professores sobre Educação Ambiental ainda não se constitui como uma verdade absoluta nas redes de ensino. Ademais, a partir da categorização dos dados obtidos com as respostas dadas por professores do Ensino Fundamental I ao questionário aplicado, evidenciou-se que, apesar das demandas da sociedade atual, ainda persistem requícios de uma concepção tradicional de educação que enxerga as questões socioambientais como um conteúdo que é relegado ao trabalho feito somente em datas comemorativas ou em projetos pontuais que não possuem continuidade. Desse modo, a análise dos resultados indica que é necessário oferecer e apontar caminhos para a superação e melhoria das práticas educativas que são, muitas vezes, baseadas em ações fragmentadas e pontuais, tornando os espaços escolares em verdadeiros espaços educadores sustentáveis, que possibilitem a troca, a aprendizagem e a construção do conhecimento de forma constante, investindo e provocando em todos o pensamento crítico e reflexivo. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.title A importância da formação de professores para a inserção da Educação Ambiental nas escolas públicas de Ensino Fundamental pt_BR
dc.title.alternative The importance of teacher education for inclusion of environmental education in public schools of elementary education pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.graduateProgram Não se aplica pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763974H3 pt_BR
unifesp.departamento Não se aplica pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Não se aplica pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR
unifesp.especializacao Não se aplica pt_BR



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Name: Sara_Asevedo_TCC (jul.2019) - versão final.pdf
Size: 1.144Mb
Format: PDF
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