A Trajetória De Raimundo Cela E A Cultura Escolar Da Enba (1910-1930)

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dc.contributor.advisor Toledo, Maria Rita De Almeida [UNIFESP]
dc.contributor.author Filha, Vera Rozane Araujo Aguiar [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2019-06-19T14:58:34Z
dc.date.available 2019-06-19T14:58:34Z
dc.date.issued 2017-12-01
dc.identifier https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=5237458 pt
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/50916
dc.description.abstract This dissertation discuss the trajectory of Raimundo Cela during his scholarship time in National School of Fine Arts (ENBA), at Rio de Janeiro, between 1910-1930. Cela was born in Camocim, state of Ceará, Brazil. Joined at ENBA in 1910, as a free student. In 1917, won the 24th National Exihibition of Fine Arts, for the painting The Last Dialogue of Socrates, earning the prize of foreign study in Europe. The study goes through ENBA's everyday life, analysing it's school culture, the connections among school form, norms, traditions and practices. I argue that the artistic practice of Raimundo Cela dialogues with several elements of ENBA's school culture and does not limit itself to art styles or prior concepts about art in Brazilian First Republic. I use institutional archives and Cela's personal sources to draw his trajectory at ENBA in the first decades of Twentieth-century. The study is based on the topics and methods of History and History of Art. en
dc.description.abstract Esta dissertação discute a trajetória de Raimundo Cela em sua formação artística na Escola Nacional de Belas Artes entre os anos de 1910 e 1930. Nascido em Camocim, no Ceará, Cela ingressou na ENBA em 1910, matriculando-se como aluno livre. Em 1917, foi vencedor da 24º Exposição Geral de Belas Artes, com a pintura O Último diálogo de Sócrates, recebendo o prêmio de viagem ao estrangeiro para continuar seus estudos na Europa. Explorarei os caminhos do artista na instituição, analisando a cultura escolar da ENBA à época, compreendendo as relações entre forma escolar, normas, tradições e práticas, tanto da personagem como de seus contemporâneos. O argumento central deste trabalho é que a prática artística de Raimundo Cela dialoga com os diversos elementos da cultura da escola e não se limita às demarcações de estilos ou conceitos estabelecidos previamente para a arte do período republicano. Utilizando de documentação interna da escola, além dos registros pessoais de Raimundo Cela e fontes bibliográficas, construirei a trajetória da personagem no cotidiano escolar da ENBA em meio às transformações e permanências durante as primeiras décadas dos Novecentos, articulando questões e referenciais da História e da História da Arte no Brasil. pt
dc.format.extent 142p.
dc.language.iso por
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rights Acesso aberto
dc.subject School Culture en
dc.subject Enba en
dc.subject Artistic Education en
dc.subject Brazilian First Republic en
dc.subject Raimundo Cela pt
dc.subject Cultura Escolar pt
dc.subject Enba pt
dc.subject Formação Artística pt
dc.subject Primeira República pt
dc.title A Trajetória De Raimundo Cela E A Cultura Escolar Da Enba (1910-1930) pt
dc.type Dissertação de mestrado
dc.contributor.institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) pt
dc.identifier.file 2017-1068.pdf
dc.identifier.file VERA ROZANE ARAÚJO AGUIAR FILHA.pdf
dc.description.source Dados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2017)
unifesp.campus Guarulhos, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas pt
unifesp.graduateProgram História pt
unifesp.knowledgeArea História E Historiografia pt
unifesp.researchArea Instituições, Vida Material E Conflito pt



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Name: VERA ROZANE ARAÚJO AGUIAR FILHA.pdf
Size: 9.375Mb
Format: PDF
Description:
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