O papel do farmacêutico na educação médica

O papel do farmacêutico na educação médica

Author Breda, Tainá Zanotto Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Fonseca, Fernando Luiz Affonso Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract A propaganda de produtos farmacêuticos é uma prática desenvolvida desde o período imperial, sendo os medicamentos os produtos de maior enfoque nos anúncios. Porém, com o passar dos anos, foi-se introduzindo regulamentações e decretos responsáveis pelo controle da propaganda no setor farmacêutico. A educação médica continuada vai além da formação acadêmica, visto que manter-se atualizado é um dos pré-requisitos para que o médico possa realizar o diagnóstico correto e avaliar o tratamento mais adequado à condição de cada paciente. Dessa forma, é importante ressaltar o papel do farmacêutico juntamente com a indústria em oferecer conteúdos relevantes à classe médica, dentro das regulamentações propostas. O farmacêutico é o profissional da área da saúde que possui conhecimentos específicos referente às moléculas disponíveis no mercado e como elas atuam no organismo, podendo levar aos consultórios por meio da propaganda médica ainda mais informações referentes a novos tratamentos. Portanto, o presente estudo tem por objetivo mensurar a percepção da classe médica em relação ao papel do farmacêutico na complementação de sua formação. Para avaliação do perfil dos médicos, foi elaborado um questionário descritivo e de cunho exploratório com 63 médicos de diversas especialidades e regiões do país, abordando quais os meios em que estes profissionais se atualizam, bem como quais seriam os melhores formatos para recebimento de conteúdo, afim de que o farmacêutico, dentro da indústria, seja em áreas internas de suporte ou por meio da propaganda médica possa munir o médico de informações relevantes e novos tratamentos disponíveis dentro da indústria. Foi possível observar que, de acordo com a visão da classe médica, considerando a base de dados obtida, 61% acreditam que o papel do farmacêutico e da indústria seja relevante para sua atualização científica e 67% confia nas informações que o representante lhe traz. Portanto, conclui-se que o representante da indústria farmacêutica é considerado como peça importante no processo de educação médica continuada, sendo percebido como um disseminador de conteúdo relevante, principalmente quando possui formação específica na área da saúde.
Keywords Educação Médica
Propaganda
Área da Saúde
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Date 2018-11-30
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 36 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49852

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Name: TCC_Tainá Zanotto Breda.pdf
Size: 541.1Kb
Format: PDF
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