Extensão universitária e educação ambiental: potencialidade e desafios a partir de um estudo de caso

Extensão universitária e educação ambiental: potencialidade e desafios a partir de um estudo de caso

Author Pimentel, Anna Karolina Osório Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Farias, Luciana Aparecida Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract O que é a extensão universitária? E qual é a sua finalidade? Questionamentos importantes que têm sido temas de debate em muitos trabalhos acadêmicos, mas cujas respostas em muitos casos são divergentes e até mesmo antagônicas. Mas independentemente do espaço ou campo teórico adotado para definir “Extensão Universitária”, é de consenso geral que a educação superior no Brasil ainda prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como fundamentais na formação profissional, resultando, na prática, em poucos projetos de extensão sendo desenvolvidos. Dentro dessa perspectiva, estudos vêm revelando que dentre as atividades de extensão realizadas, que já são mínimas, quando comparadas às atividades de pesquisa, os projetos de extensão com a temática ambiental são ainda mais incipientes, o que é preocupante, haja vista que a problemática socioambiental, que é uma questão presente e bastante atual, vem estimulando a abertura de inúmeros cursos cujo objetivo é formar profissionais que atendam as demandas socioambientais cada vez mais complexas do nosso tempo. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi investigar a respeito da efetividade ou não de um projeto de extensão com a temática socioambiental a partir de um estudo de caso, de forma a contribuir na construção de conhecimento na área socioambiental e no estímulo a novas iniciativas. O projeto foi desenvolvido em parceria com uma escola da rede estadual de ensino, no município de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, visando analisar a efetividade de um projeto de extensão universitária em transformar uma visão predominantemente naturalista, por meio de ações capazes de promover noções de equilíbrio entre o ser humano e meio ambiente. Sendo que foi constatado que este trabalho favoreceu que jovens fossem sensibilizados pela experiência, e inseridos em um contexto socioambiental, permitindo que os próprios se sentissem responsáveis por suas escolhas e motivações, e considerando que esse nível de consciência ambiental possa ser desenvolvido e estimulado, o indivíduo pode em algum momento ter um papel ativo dentro de casa, ou em sua comunidade, sobre questões de caráter ambiental.
Keywords Educação Ambiental Complexa
Meio Ambiente
Extensão Universitária
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Date 2018-12-05
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 57 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49836

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Name: Anna Karolina Osório Pimentel.pdf
Size: 1.184Mb
Format: PDF
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