Limites e possibilidades para a educação ambiental: o caso de uma escola privada de Diadema (SP)

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dc.contributor.advisor Costa, Rosangela Calado da [UNIFESP]
dc.contributor.author Muniz, Andréa Miwa Shinohara [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Diadema pt_BR
dc.date.accessioned 2019-04-05T18:09:40Z
dc.date.available 2019-04-05T18:09:40Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49810
dc.description.abstract A Educação Ambiental (EA) conta com suporte institucional para sua implementação, como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), que indicam a necessidade da sua inclusão em todos os níveis de ensino há mais de trinta anos. Contudo, o reconhecimento da necessidade de se implementar Educação Ambiental no ensino não necessariamente se traduz em práticas efetivas. Nesse sentido, esta pesquisa pretendeu verificar como tem se dado a efetividade da implementação da Educação Ambiental numa escola privada do município de Diadema, pertencente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da aplicação de questionários a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II e do primeiro ano do Ensino Médio, procurando identificar o alcance da Educação Ambiental em suas respostas, e também a professores envolvidos com a temática ambiental na escola, a fim de se obterem informações sobre dificuldades e perspectivas existentes para a prática de Educação Ambiental em espaços de educação formal. Foi possível verificar que os alunos participantes da pesquisa possuem conhecimento relativo sobre a Educação Ambiental, que não se refletem de maneira efetiva em seu cotidiano. Os limites principais para a implementação da Educação Ambientais é a integração reduzida entre as disciplinas na abordagem na temática ambiental, que fica restrito a disciplinas das áreas de ciências naturais; e ênfase reduzida sobre temas ambientais nos conteúdos disciplinares. Como possibilidades para a implementação mais efetiva da EA, estão o oferecimento de formação e capacitação dos professores mais qualificadas do ponto de vista da Educação Ambiental, para que eles possam ter acesso a métodos de ensino mais integrados no desenvolvimento da temática ambiental; desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para aumentar o contato e interação com o ambiente; adoção de uma rotina educativa ambiental, que estimule o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e contribua para disseminar comportamentos voltados para a proteção ambiental e a manutenção da qualidade de vida das atuais e futuras gerações. pt_BR
dc.format.extent 55 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Meio ambiente pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Ensino privado pt_BR
dc.title Limites e possibilidades para a educação ambiental: o caso de uma escola privada de Diadema (SP) pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas (ICAQF) pt_BR
dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3178148460833026 pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4638308738481562 pt_BR
unifesp.departamento Ciências Ambientais pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Pró-reitoria de Graduação pt_BR
unifesp.graduacao Ciências Ambientais pt_BR



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Name: TCC2_Andrea Muniz.pdf
Size: 1.611Mb
Format: PDF
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