Limites e possibilidades para a educação ambiental: o caso de uma escola privada de Diadema (SP)

Limites e possibilidades para a educação ambiental: o caso de uma escola privada de Diadema (SP)

Author Muniz, Andréa Miwa Shinohara Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Costa, Rosangela Calado da Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract A Educação Ambiental (EA) conta com suporte institucional para sua implementação, como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), que indicam a necessidade da sua inclusão em todos os níveis de ensino há mais de trinta anos. Contudo, o reconhecimento da necessidade de se implementar Educação Ambiental no ensino não necessariamente se traduz em práticas efetivas. Nesse sentido, esta pesquisa pretendeu verificar como tem se dado a efetividade da implementação da Educação Ambiental numa escola privada do município de Diadema, pertencente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da aplicação de questionários a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II e do primeiro ano do Ensino Médio, procurando identificar o alcance da Educação Ambiental em suas respostas, e também a professores envolvidos com a temática ambiental na escola, a fim de se obterem informações sobre dificuldades e perspectivas existentes para a prática de Educação Ambiental em espaços de educação formal. Foi possível verificar que os alunos participantes da pesquisa possuem conhecimento relativo sobre a Educação Ambiental, que não se refletem de maneira efetiva em seu cotidiano. Os limites principais para a implementação da Educação Ambientais é a integração reduzida entre as disciplinas na abordagem na temática ambiental, que fica restrito a disciplinas das áreas de ciências naturais; e ênfase reduzida sobre temas ambientais nos conteúdos disciplinares. Como possibilidades para a implementação mais efetiva da EA, estão o oferecimento de formação e capacitação dos professores mais qualificadas do ponto de vista da Educação Ambiental, para que eles possam ter acesso a métodos de ensino mais integrados no desenvolvimento da temática ambiental; desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para aumentar o contato e interação com o ambiente; adoção de uma rotina educativa ambiental, que estimule o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e contribua para disseminar comportamentos voltados para a proteção ambiental e a manutenção da qualidade de vida das atuais e futuras gerações.
Keywords Meio ambiente
Estudantes
Ensino privado
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Diadema
Language Portuguese
Date 2018
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 55 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49810

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Name: TCC2_Andrea Muniz.pdf
Size: 1.611Mb
Format: PDF
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