Author |
Muniz, Andréa Miwa Shinohara
![]() ![]() |
Advisor |
Costa, Rosangela Calado da
![]() ![]() |
Abstract | A Educação Ambiental (EA) conta com suporte institucional para sua implementação, como o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) e a Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), que indicam a necessidade da sua inclusão em todos os níveis de ensino há mais de trinta anos. Contudo, o reconhecimento da necessidade de se implementar Educação Ambiental no ensino não necessariamente se traduz em práticas efetivas. Nesse sentido, esta pesquisa pretendeu verificar como tem se dado a efetividade da implementação da Educação Ambiental numa escola privada do município de Diadema, pertencente à Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), por meio da aplicação de questionários a alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II e do primeiro ano do Ensino Médio, procurando identificar o alcance da Educação Ambiental em suas respostas, e também a professores envolvidos com a temática ambiental na escola, a fim de se obterem informações sobre dificuldades e perspectivas existentes para a prática de Educação Ambiental em espaços de educação formal. Foi possível verificar que os alunos participantes da pesquisa possuem conhecimento relativo sobre a Educação Ambiental, que não se refletem de maneira efetiva em seu cotidiano. Os limites principais para a implementação da Educação Ambientais é a integração reduzida entre as disciplinas na abordagem na temática ambiental, que fica restrito a disciplinas das áreas de ciências naturais; e ênfase reduzida sobre temas ambientais nos conteúdos disciplinares. Como possibilidades para a implementação mais efetiva da EA, estão o oferecimento de formação e capacitação dos professores mais qualificadas do ponto de vista da Educação Ambiental, para que eles possam ter acesso a métodos de ensino mais integrados no desenvolvimento da temática ambiental; desenvolvimento de atividades práticas que contribuam para aumentar o contato e interação com o ambiente; adoção de uma rotina educativa ambiental, que estimule o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos e contribua para disseminar comportamentos voltados para a proteção ambiental e a manutenção da qualidade de vida das atuais e futuras gerações. |
Keywords |
Meio ambiente
Estudantes Ensino privado |
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage | Diadema |
Language | Portuguese |
Date | 2018 |
Publisher | Universidade Federal de São Paulo |
Extent | 55 f. |
Access rights | Open access ![]() |
Type | Trabalho de conclusão de curso de graduação |
URI | http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49810 |
Name:
TCC2_Andrea Muniz.pdf
Size: 1.611Mb Format: PDF Description: |
Open file |