Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas

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dc.contributor.author Pereira, Ana Paula Dias [UNIFESP]
dc.contributor.author Paes, Angela Tavares [UNIFESP]
dc.contributor.author Sanchez, Zila M. [UNIFESP]
dc.date.accessioned 2019-01-21T10:29:53Z
dc.date.available 2019-01-21T10:29:53Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier http://dx.doi.org/10.1590/S1518-8787.2016050005819
dc.identifier.citation Revista De Saude Publica. Sao paulo, v. 50, p. 44, 2016.
dc.identifier.issn 0034-8910
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49451
dc.description.abstract OBJECTIVE: To analyze if characteristics of managers, schools, and curriculum are associated with the implementation of programs for drug abuse prevention in elementary and high schools. METHODS: Cross-sectional study, with random sample of 263 school managers. Data were collected between 2012 and 2013 by a program that sends forms via internet. A closed self-filling questionnaire was applied online. Statistical analysis included Chi-square tests and logistic regression models. The outcome variable was the presence of program for drug abuse prevention inserted in the daily life and educational program of the school. The explanatory variables were divided into: demographic data of the manager characteristics of the school and of the curriculum health education and drug use in the school. RESULTS: We found that 42.5% (95% CI 36.1-49.1) of the evaluated schools had programs for drug abuse prevention. With the multiple logistic regression model, we observed that the more time the manager has worked with education, the chance of the school having a program increased at about 4.0%. Experimenting with innovative teaching techniques also increased at about six times the chance of the school developing a program for drug abuse prevention. The difficulties in the implementation of the programs were more present in state and municipal schools, when compared with private schools, due to, for instance: lack of teaching materials, lack of money, and competing demands for teaching other subjects. CONCLUSIONS: The implementation of programs for drug abuse prevention in the city of Sao Paulo is associated with the experience of the manager in education and with the teaching strategies of the school. en
dc.description.abstract OBJETIVO: Analisar se características dos dirigentes, das escolas e do currículo escolar estão associadas à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas do ciclo fundamental II e médio. MÉTODOS: Estudo transversal, com amostra aleatória sistemática de 263 dirigentes escolares. Os dados foram coletados nos anos de 2012 e 2013 por meio de um programa de envio de formulários pela internet. Aplicou-se questionário fechado, de autopreenchimento on-line. A análise estatística incluiu testes Qui-quadrado e modelos de regressão logística. A variável desfecho foi a presença de programa de prevenção ao uso de drogas inserido no cotidiano e no programa pedagógico da escola. As variáveis explicativas foram divididas em: dados demográficos do dirigente; características da escola e do currículo; educação em saúde; e consumo de drogas na escola. RESULTADOS: Constatou-se que 42,5% (IC95% 36,1–49,1) das escolas avaliadas possuíam programa de prevenção ao uso de drogas. Com o modelo de regressão logística múltipla, observou-se que, a cada ano de atuação do dirigente na educação, a chance de a escola ter um programa aumentava em aproximadamente 4,0%. O fato de experimentar técnicas de ensino inovadoras também aumentou em cerca de seis vezes a chance de a escola desenvolver um programa de prevenção ao uso de drogas. As dificuldades na implantação dos programas foram mais presentes nas redes estadual e municipal, quando comparadas à rede privada, destacando-se: a falta de material didático, a falta de dinheiro e as demandas concorrentes para ensino de outras disciplinas. CONCLUSÕES: A implantação de programas de prevenção ao uso de drogas no município de São Paulo está associada à experiência do dirigente escolar na educação e nas estratégias de ensino da escola. pt
dc.description.sponsorship Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnologico (CNPq)
dc.description.sponsorship Coordenacao de Aperfeicoamento Pessoal de Nivel Superior (CAPES)
dc.format.extent 44
dc.language.iso eng
dc.publisher Amer Soc Microbiology
dc.relation.ispartof Revista De Saude Publica
dc.rights Acesso aberto
dc.subject School Health en
dc.subject Adolescent Behavior en
dc.subject Street Drugs en
dc.subject Substance-Related Disorders, Prevention & Control en
dc.subject Program Evaluation en
dc.subject Health PromotionSubstance Use Prevention en
dc.subject Sexual-Behavior en
dc.subject Alcohol en
dc.subject Adolescents en
dc.subject Curricula en
dc.subject Adoption en
dc.subject Brazil en
dc.subject Interventions en
dc.subject Students en
dc.title Fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas pt
dc.title.alternative Factors associated with the implementation of programs for drug abuse prevention in schools
dc.type Artigo
dc.description.affiliation Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
dc.description.affiliation Setor de Estatística Aplicada. Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
dc.description.affiliation Departamento de Medicina Preventiva. Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnifesp Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnifesp Setor de Estatística Aplicada. Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnifesp Departamento de Medicina Preventiva. Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas Psicotrópicas. Universidade Federal de São Paulo, Rua Botucatu 740,4 Andar, BR-04023900 Sao Paulo, SP, Brazil
dc.description.sponsorshipID CNPq: 472991/2012-4
dc.identifier.file S0034-89102016000100228-pt.pdf
dc.identifier.file S0034-89102016000100228-en.pdf
dc.identifier.scielo S0034-89102016000100228
dc.identifier.doi 10.1590/S1518-8787.2016050005819
dc.description.source Web of Science
dc.identifier.wos WOS:000380728000047



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