A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
dc.contributor.author Castro, Alaina Conceição Lima de [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-01-09T19:47:17Z
dc.date.available 2019-01-09T19:47:17Z
dc.date.issued 2018-12-14
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49158
dc.format.extent 118 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Estágio pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.title A residência pedagógica como instrumento formativo de educadores reflexivos pt_BR
dc.title.alternative The pedagogical residence as a formative instrumento of reflective educators pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 pt_BR
dc.description.resumo O principal objetivo deste trabalho é mostrar o papel do estágio como oportunidade de formação docente na preparação para lidar com os desafios da educação inclusiva. Para isso são utilizados autores como Evandro Ghedin, Elisangela de Oliveira, Whasgthon de Almeida, Maria Isabel de Almeida, Selma Garrido Pimenta, Carla Silva Pimentel, Nídia Nacib Pontuschka, Kalline Pereira Aroeira, Maria de Lourdes de Albuquerque Fávero, Peter Berger, Brigitte Breger, Dahlberg, Moss, Pence,Grando e Vanessa Moretti. O trabalho começa tratando do papel do estágio na formação docente, busca-se elucidar como o estágio é tratado, qual é o seu lugar na formação de professores. Depois, há um recorte para o programa de estágio oferecido no curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Paulo, denominado “Residência Pedagógica”, explicitando alguns de seus desafios e ganhos de acordo com os manuais e cadernos de residência pedagógica. Por fim, para endossar a afirmativa da importância do estágio na formação de um docente preparado para lidar com a educação inclusiva, há o relato de uma experiência de residência pedagógica que ocorreu em uma escola pública do município de Guarulhos em março/abril de 2018. pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR



Arquivos deste item

Nome: TCC - Pedagogia ... Lima de Castro - 85622.pdf
Tamanho: 7.185Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples