O atendimento educacional hospitalar em políticas de educação inclusiva : conhecendo produções acadêmicas sobre o tema (2008-2018)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]
dc.contributor.author Silva, Raquel Vieira Coelho da [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2019-01-09T17:41:21Z
dc.date.available 2019-01-09T17:41:21Z
dc.date.issued 2018-12-12
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49154
dc.format.extent 54 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Revisão bibliográfica pt_BR
dc.subject Atendimento educacional hospitalar pt_BR
dc.subject Política Nacional de Educação Especial pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.title O atendimento educacional hospitalar em políticas de educação inclusiva : conhecendo produções acadêmicas sobre o tema (2008-2018) pt_BR
dc.title.alternative The hospital educational service on inclusive education policies : knowing academics productions about the theme (20082018) pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1875338693729537 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o atendimento educacional hospitalar e busca entendê-lo em sua relação com políticas e práticas de educação inclusiva vigentes no país desde 2008. Tem como objetivo a realização de levantamento bibliográfico de produções acadêmicas que abordam a Política Nacional de Educação Especial – Educação Inclusiva – PNEE-EI (BRASIL, 2008). Buscou-se conhecer e discutir o que nos dizem produções acadêmicas sobre essa legislação, sua história, seus avanços e limites frente ao atendimento educacional hospitalar e como contempla e incide sobre este campo de atuação vinculado à educação especial. O trabalho tem como fundamento metodológico para a revisão bibliográfica preposições de Freitas (2003). Foram consideradas para estudo produções brasileiras resultantes de pesquisas realizadas no campo da educação, durante o período 20082018. A revisão foi conduzida a partir de pesquisa no portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES) e nos sites Scientific Eletronic Library Online (Scielo) e Google Acadêmico. Um grande número de trabalhos encontrados na revisão versa sobre a educação especial, mas apenas nove artigos abordam a PNEE-EI (BRASIL, 2008) utilizando-a para problematizar definições de público-alvo do atendimento educacional hospitalar, marcos legais de reconhecimento deste atendimento e de modos definidores do trabalho educacional. Análises nos permitem apontar problematizações diversas e um consenso frente a necessidade de políticas públicas que abordem o atendimento educacional especializado de forma melhor definida, reconhecendo sua importância e estabelecendo condições e modos de sua efetivação. Nas considerações finais ressaltamos o direito à educação e o caráter inclusivo do atendimento educacional hospitalar. pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR



Arquivos deste item

Nome: Raquel Silva TCC (dez. 2018).pdf
Tamanho: 585.4Kb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples