Um jovem com paralisia cerebral na educação de jovens e adultos : relato de experiência : uma carta e muitas reflexões

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Carvalho, Maria de Fátima [UNIFESP]
dc.contributor.author Oyama, Larissa Miyuki [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2018-12-19T19:48:56Z
dc.date.available 2018-12-19T19:48:56Z
dc.date.issued 2018-12-12
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49144
dc.format.extent 66 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject EJA (Educação de Jovens e Adultos) pt_BR
dc.subject Inclusão escolar pt_BR
dc.subject Paralisia Cerebral pt_BR
dc.title Um jovem com paralisia cerebral na educação de jovens e adultos : relato de experiência : uma carta e muitas reflexões pt_BR
dc.title.alternative A young man with cerebral palsy in youth and adult education : experience report : a letter and its reflections pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1875338693729537 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso relata a experiência da autora na Residência Pedagógica em EJA, abordando a inclusão escolar de jovens e adultos com deficiência. Enfoca o encontro da autora com um jovem com paralisia cerebral e os modos de realização do trabalho pedagógico tendo em vista a inclusão desse aluno e suas condições de participação na escola. O relato foi organizado a partir de uma troca de cartas com a orientadora. As cartas conduziram à ampliação de estudos sobre a EJA, a inclusão escolar nesta modalidade de ensino, a paralisia cerebral e as contribuições de Lev Vigotski sobre o desenvolvimento social e o papel da educação para o desenvolvimento humano na existência de deficiência. O estudo apresenta contribuições de autores brasileiros que abordam esses temas. Retomando os registros feitos em diário de campo, discute a intervenção pedagógica feita na Residência em EJA com o intuito de ampliar as possibilidades de participação do aluno. A reflexão elaborada permite apontar que a experiência relatada não se restringe a uma escola específica e que muitas pessoas com deficiência estão na EJA tendo limitadas suas possibilidades de participação. Constata e enfatiza a necessidade de transformação dos modos e condições da realização do trabalho pedagógico de forma que contribua para que alunos com deficiência possam ser vistos como capazes de aprender e o papel central de professores nesse processo. pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR



Arquivos deste item

Nome: TCC_LarissaOyama_Final.pdf
Tamanho: 1.512Mb
Formato: PDF
Descrição:
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples