Formação de professores, empoderamento e TDIC na rede pública : estudo exploratório dos programas federais banda larga nas escolas, proinfo integrado, portal do professor e TV escola

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Pesce, Lucila [UNIFESP]
dc.contributor.author Zandonadi, Adriana Nunes [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2018-09-13T19:23:23Z
dc.date.available 2018-09-13T19:23:23Z
dc.date.issued 2017-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49109
dc.format.extent 109 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Formação de professores e inclusão digital pt_BR
dc.subject Proinfo Integrado pt_BR
dc.subject Banda Larga na Escola pt_BR
dc.subject Portal do Professor pt_BR
dc.subject TV Escola pt_BR
dc.title Formação de professores, empoderamento e TDIC na rede pública : estudo exploratório dos programas federais banda larga nas escolas, proinfo integrado, portal do professor e TV escola pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de Graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.graduateProgram Não se aplica pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.authorLattes Não possui pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4867232275873194 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo investigar as questões afeitas ao campo da inclusão digital, no contexto da formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, mediante pesquisa exploratória de quatro programas federais de inclusão digital voltados às escolas públicas brasileiras: Banda Larga nas Escolas (PBLE), Programa Nacional de Formação Contínua em Tecnologia na Educação (PROINFO INTEGRADO), Portal do Professor e TV Escola. A pesquisa assume a abordagem metodológica dialética, que baliza a análise temática de conteúdo dos quatro Programas, em meio a categorias de análise oriundas de três campos conceituais: formação de professores para uso pedagógico das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), inclusão digital, empoderamento. A análise busca convergências e divergências, limites e possibilidades, permanências e mudanças, com vistas a aprofundar a discussão sobre inclusão digital e formação de professores. Nesse movimento analítico, a investigação busca interpretar os Programas em tela, à luz do quadro teórico de referência, dos documentos legais sobre formação de professores da básica (BRASIL, 2001; 2006; 2010) e do documento referência da CONAE (Conferência Nacional de Educação, 2014). A discussão de resultados aponta que, apesar das dificuldades enfrentadas, os Programas analisados contribuem para a construção dos quatro capitais referidos por Lemos (2011). A revisão de literatura, o marco teórico e a pesquisa exploratória apontam a íntima relação entre Inclusão Digital e Inclusão Social, situando ambos os elementos como fundamentais ao exercício da cidadania, da autonomia e da liberdade, no atual momento histórico. Nesse contexto, a discussão de resultados sinaliza que, apesar das históricas dificuldades dos programas investigados, eles contribuem, ainda que parcialmente, para o empoderamento de estudantes e professores das escolas públicas brasileiras, na medida em que colaboram para a inclusão digital destes atores sociais. Sabe-se que a comunidade das escolas públicas brasileiras está inserida em um mundo capitalista, em que o nível de renda é determinante para o acesso a bens materiais, dentre os quais o acesso a hardware, software e conexão em rede. Daí que a contribuição dos programas ora analisados será tanto maior, quanto mais intimamente eles estiverem relacionados ao projeto pedagógico das escolas que os utilizam. pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.assessoresproreitorias Não se aplica pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR
unifesp.especializacao Não se aplica pt_BR



Arquivos deste item

Nome: TCC_Zandonadi_2017_revisado 2 (2).pdf
Tamanho: 1.568Mb
Formato: PDF
Descrição: Adriana Nunes Zandonadi
Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples