A revista Nova Escola e a formação do pedagogo para o uso educacional das mídias digitais : pesquisa exploratória das edições publicadas entre 2006 e 2010

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dc.contributor.advisor Pesce, Lucila [UNIFESP]
dc.contributor.author Raimundo, Graziela Aparecida [UNIFESP]
dc.coverage.spatial Guarulhos pt_BR
dc.date.accessioned 2018-09-12T17:17:21Z
dc.date.available 2018-09-12T17:17:21Z
dc.date.issued 2016-10-04
dc.identifier.uri http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/49108
dc.description.sponsorship Não recebi financiamento pt_BR
dc.format.extent 70 f. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.publisher Universidade Federal de São Paulo pt_BR
dc.rights Acesso aberto pt_BR
dc.subject Educação e mídias digitais pt_BR
dc.subject Formação do professor e mídias digitais pt_BR
dc.subject Educação e geração Y pt_BR
dc.title A revista Nova Escola e a formação do pedagogo para o uso educacional das mídias digitais : pesquisa exploratória das edições publicadas entre 2006 e 2010 pt_BR
dc.type Trabalho de conclusão de curso de graduação pt_BR
unifesp.campus Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) pt_BR
unifesp.knowledgeArea Outra pt_BR
dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4867232275873194 pt_BR
dc.description.resumo A presente monografia, desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de graduação, busca investigar as principais tendências e abordagens de uso educacional das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) propostas na Revista Nova Escola. A análise documental ampara-se nos seguintes campos conceituais: educação e mídias digitais, formação de professores e mídias digitais, educação e geração Y. A análise das tendências de uso educacional das TDIC reporta-se ao artigo de Santos (2010), que traz um painel histórico da informática educativa no Brasil. A análise das abordagens de uso educacional das TDIC pauta-se em Valente (2002), que destaca as vertentes instrucionista e construcionista, a partir dos estudos de Seymour Papert (1994) e em Bonilla e Pretto (2015), em menção à utilização das TDIC sob o enfoque culturalista. A pesquisa exploratória pauta-se nas premissas da investigação qualitativa, para realizar a análise documental da revista Nova Escola, no período de 2006 a 2010. Os achados da pesquisa sugerem que as tendências de uso educacional das TDIC tendem a priorizar os aspectos relativos à utilização pedagógica das TDIC, considerando as questões atinentes à Web 2.0. Em relação à abordagem de uso das TDIC, a revista apresenta, na maior parte de suas matérias, uma abordagem mais próxima às vertentes construcionista e culturalista. Pelos argumentos ora apresentados, a pesquisa ressalta a importância da Revista Nova Escola, como instância formativa dos professores atuantes na educação básica, podendo vir a contribuir de modo contundente para o adensamento do debate sobre o uso significativo das TDIC em sala de aula. pt_BR
unifesp.departamento Educação pt_BR
unifesp.graduacao Pedagogia pt_BR



Arquivos deste item

Nome: Monografia_Graziela Raimundo 2016.pdf
Tamanho: 717.0Kb
Formato: PDF
Descrição: Graziela Aparecida Raimundo
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