A sexualidade dos adolescentes da escola itinerante do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, no norte do Paraná

A sexualidade dos adolescentes da escola itinerante do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, no norte do Paraná

Autor Zanatta, Luiz Fabiano Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Bretas, José Roberto da Silva Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Educação e Saúde na Infância e Adolescência
Resumo Trata-se de uma investigação qualitativa, desenvolvida na linha de pesquisa sobre “A Integridade Física, emocional e intelectual da Criança e do Adolescente”, do projeto temático “Corpo, Sexualidade e Vulnerabilidades”, tendo como referencial metodológico as Representações Sociais, e objeto de estudo, a sexualidade dos adolescentes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Neste estudo a adolescência é abordada nos pressupostos da Psicologia Socio-Histórica, e a sexualidade, é apresentada como forma de ampliar a compreensão da trajetória e da transitoriedade de cada questão emergente da temática, a partir das transformações do corpo. Tem como objetivo, conhecer a sexualidade dos adolescentes de uma Escola Itinerante do MST, no Norte do Paraná. O estudo foi desenvolvido em uma escola itinerante do MST no Norte do Paraná, que abriga educandos (as) de dois acampamentos do Movimento. Participaram do estudo, 18 Adolescentes, com faixa etária entre 12 a 18 anos de idade, sendo 10 meninos, e 08 meninas. Para investigação do objeto de estudo, utilizou-se a Entrevista, tendo como objetivo apresentar o perfil dos sujeitos; feita mediante aplicação de um instrumento semiestruturado, contendo 15 questões; Observação Participante, guiada por roteiro de observação, elaborado com 04 eixos de percepções, sendo impressões em relação à organização social e ao ambiente, aspectos das rotinas diárias e contribuições para construção do estudo, que possui como objetivo contextualizar a inserção do pesquisador no cenário de estudo; Para aplicação do Grupo Focal, foram elaboradas três questões norteadoras, sendo: Como se relaciona com os outros no contexto da sexualidade? Quais os cuidados com sua sexualidade e práticas sexuais? E, quais as fontes de informação sobre sexualidade que você procura? Os pressupostos da Representação Social norteiam a análise dos dados do Grupo Focal, que serão sistematizados e apresentados mediante a proposta teórica de Spink, que possibilitou a construção da figura, que demonstra as representações sociais dos adolescentes sobre sua sexualidade. O estudo evidencia que tanto a Adolescência como a Sexualidade são construções sociais que não podem ser analisadas de forma dissociada do contexto no qual se inserem os sujeitos. Verificamos que o contexto rural e a inserção no MST atribuem a esses adolescentes especificidades, tais como a construção da sexualidade marcada por interferências das concepções históricas da “família patriarcal” e por assimetrias de gênero. Observa-se que tanto a família, como a escola e a própria concepção organizacional do MST, contribuem para os processos de vulnerabilização aos quais se encontram expostos os adolescentes.
Assunto Sexualidade
Corpo
Adolescência
Representações sociais
MST
Escola itinerante
Idioma Português
Data 2013-08-22
Publicado em ZANATTA, Luiz Fabiano. A sexualidade dos adolescentes da escola itinerante do movimento dos trabalhadores rurais sem terra, no norte do Paraná. 2013. 300 f. Dissertação (Mestrado) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, 2013.
Linha de pesquisa Ensino
Área de concentração Multidisciplinar
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 300 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=89873
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48910

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)