Desenvolvimento de uma escala para avali ação da promoção de alimentação saudável de restaurantes autosserviço

Desenvolvimento de uma escala para avali ação da promoção de alimentação saudável de restaurantes autosserviço

Autor Furlani, Thais Mitestainer Autor UNIFESP Google Scholar
Orientador Martins, Paula Andrea Martins Autor UNIFESP Google Scholar
Instituição Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde
Resumo Introdução: Entre as mudanças no estilo de vida decorrentes dos processos de urbanização e globalização observa-se um aumento do número de refeições realizadas fora de casa. Os restaurantes autosserviço por peso, onde o comensal escolhe o que deseja consumir e paga apenas pela quantia servida, vem sendo uma opção bastante utilizada pelos indivíduos que realizam as refeições fora de casa. Esse tipo de estabelecimento, característico do Brasil, possibilita a realização de refeições saudáveis, pela oferta de diversos grupos alimentares. Por outro lado, pode permitir um padrão de consumo alimentar menos saudável, devido ao tipo e composição das opções disponíveis, bem como à grande variedade. Objetivo: Desenvolver e validar uma escala de Promoção de Alimentação Saudável (PAS) para avaliação de restaurantes do tipo autosserviço. Métodos: Estudo de delineamento transversal, onde foram avaliados 52 restaurantes autosserviço, distribuídos de forma proporcional à população moradora das regiões da área urbana do município de Santos-SP. Para o desenvolvimento da escala foi validado um questionário, adaptado do estudo americano Nutritional Environment Measurement Survey (NEMS) que investigou informações sobre itens do cardápio, barreiras e facilitadores da alimentação saudável e preços, por meio de observação direta e entrevista com os responsáveis pelos estabelecimentos. O instrumento foi aplicado no mesmo dia por dois avaliadores previamente treinados, sendo que um deles retornou ao estabelecimento após 30 dias da primeira visita para nova avaliação. Coordenadas geográficas dos restaurantes foram coletadas utilizando um aparelho de Global Positioning System (GPS). A escala foi desenvolvida tendo como referencial teórico o Guia de Alimentação Saudável de Harvard e uma classificação dos alimentos de acordo com o grau de processamento industrial. Os estabelecimentos classificados em mais ou menos promotores da alimentação saudável, de acordo com os valores de distribuição da escala. Para validação do instrumento e da escala avaliadas a validade de construto e a confiabilidade teste-reteste e inter-avaliador. Será descrita a distribuição espacial da disponibilidade de alimentos e a classificação dos restaurantes de acordo com a escala PAS no município. Todas as análises serão realizadas no software Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS) v.18 e para a modelagem do sistema de informações geográficas e análises espaciais, será utilizado o software Terraview® 3.1.4 e Arcview® 9.2. O nível de significância terá o valor de 0,05.
Assunto restaurante autosserviço
ambiente alimentar
alimentação saudável
escala de avaliação
Idioma Português
Data 2015-04-23
Publicado em FURLANI, Thais Mitestainer. Desenvolvimento de uma escala para avali ação da promoção de alimentação saudável de restaurantes autosserviço. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2015.
Linha de pesquisa Interdisciplinar
Área de concentração Multidisciplinar
Editor Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extensão 65 p.
Fonte https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2955836
Direito de acesso Acesso restrito
Tipo Dissertação de mestrado
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48886

Mostrar registro completo




Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)