Treinamento físico durante a gravidez e a modulação de variáveis metabólicas na prole submetida à dieta hiperlipídica

Treinamento físico durante a gravidez e a modulação de variáveis metabólicas na prole submetida à dieta hiperlipídica

Author Wasinski, Frederick Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Araujo, Ronaldo de Carvalho Araujo Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract Estudos epidemiológicos têm identificado à importância do ambiente uterino no desenvolvimento fetal e com ocorrências de doenças na idade adulta. Sabe?se que tanto a deficiência ou excesso de alimentação durante a fase gestacional podem desencadear mudanças fisiológicas conhecidas como ?imprint metabólico?. Existem evidências de que o estado nutricional materno pode induzir alterações da expressão de genes pela metilação do DNA e modificação de histonas (metilação e acetilação) do genoma fetal. Além disso, uma dieta rica em gordura durante a gravidez em ratos está associada com o comprometimento futuro da homeostase da glicose e disfunções mitocondriais e cardiovasculares. Isto provavelmente é devido a modificações epigenéticas. Dentre essas mudanças uma característica é o peso ao nascer. Vários estudos mostram a relação da diminuição do peso ao nascer com doenças cardiovasculares e renais. Há escassez de estudos randomizados relacionados a gravidez e exercício físico o que leva a resultados conflitantes quanto ao impacto do exercício sobre o crescimento fetal. Não sabemos como essas variáveis podem modificar o padrão da expressão gênica nas futuras gerações. A partir desses dados objetivamos analisar se o exercício físico durante a gravidez é capaz de induzir modificações no metabolismo da progênie. Metodologia: Camundongos C57BL/6 fêmeas de 3 meses de idade foram divididos em 2 grupos, sendo que um grupo foi submetido ao treinamento físico por 2 semanas para adaptação ao treinamento físico (natação). Após essa adaptação, as fêmeas controle e adaptadas foram acasaladas com machos da mesma linhagem e a presença do plug vaginal foi usado como indicativo de prenhes, sendo esse considerado o primeiro dia da gestação. Posteriormente, os animais do grupo exercitado continuaram o treinamento por quatro semanas. Após o nascimento da prole foi registrado o número total de filhotes de cada ninhada bem como o peso. Após 12 semanas os filhos foram alimentados com uma ração hiperlipídica. Resultados: Os filhos de mães exercitadas apresentaram menor peso ao nascer quando comparado ao grupo de mães sedentárias. Essa diferença se manteve até o segundo mês de vida. Quando submetidos a dieta hiperlipídica, observou?se pela primeira vez que filhos de mães exercitadas apresentaram resistência a obesidade e gastaram mais calorias durante a fase clara, apesar de não apresentarem diferenças no quociente respiratório (QR). Observou?se um aumento da expressão de adiponectina no músculo esquelético e diminuição da expressão de Dnmt3L no tecido adiposo da prole de mães treinadas. Os filhos de mães treinadas apresentaram aumento da sensibilidade à insulina. Apesar do baixo peso ao nascer esses animais não apresentaram diferenças no número de néfrons e na pressão arterial. Juntos, estes dados sugerem que o exercício físico durante a gravidez pode induzir adaptações metabólicas que protegem os filhotes contra obesidade induzida por dieta hiperlipídica.
Keywords gravidez
exercício físico
baixo peso
obesidade
Language Portuguese
Date 2015-05-31
Published in WASINSKI, Frederick. Treinamento físico durante a gravidez e a modulação de variáveis metabólicas na prole submetida à dieta hiperlipídica. 2015. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2015.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2392210
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48537

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account