Efeitos do uso de pentoxifilina na concentração de hepcidina em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Efeitos do uso de pentoxifilina na concentração de hepcidina em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise

Author Antunes, Sandra Azevedo Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Canziani, Maria Eugenia Fernandes Canziani Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Medicina (Nefrologia)
Abstract Introdução: A anemia é uma alteração frequente em pacientes com doença renal crônica devido à redução na produção de eritropoetina. Esses pacientes, quando inflamados, apresentam menor resposta ao tratamento com eritropoetina, provavelmente porque o aumento da produção de hepcidina reduz a disponibilidade de ferro para hematopoiese. Alguns estudos evidenciam que a pentoxifilina possui propriedades anti-inflamatórias e poderia ser utilizada como terapia adjuvante no tratamento da anemia. Objetivo: Avaliar o efeito da pentoxifilina nas concentrações séricas de hepcidina em pacientes inflamados,submetidos à hemodiálise crônica. Método: Foram avaliados 71 pacientes adultos em hemodiálise, com Proteina C Reativa > 0,5mg/dL em exame de triagem; os pacientes foram randomizados para grupo tratado (pentoxifilina oral 400mg/3x por semana) e grupo controle em um seguimento de 3 meses. Resultados: Durante o estudo, observou-se uma diminuição da hemoglobina, da saturação da transferrina e da hepcidina nos 2 grupos, sendo estas diminuições relacionadas ao tempo e não à droga. Não houve diferença nas concentrações de Proteina C Reativa, ferritina e albumina ao longo do tempo, nos 2 grupos. Conclusão: O uso da pentoxifilina, nesta dose, não foi capaz de modificar os níveis séricos de hepcidina na população estudada.
Keywords anemia
hepcidina
inflamação
pentoxifilina
dialise
Language Portuguese
Date 2014-11-30
Published in ANTUNES, Sandra Azevedo. Efeitos do uso de pentoxifilina na concentração de hepcidina em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise. 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2165279
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48134

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account