Adipocinas, grelina e avaliação nutricional de adolescentes com hepatite autoimune

Adipocinas, grelina e avaliação nutricional de adolescentes com hepatite autoimune

Author Cortez, Ana Paula Bidutte Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Morais, Mauro Batista de Morais Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Nutrição
Abstract Objetivo: Avaliar as características de adiposidade corporal de adolescentes com hepatite autoimune com e sem excesso de peso e estudar a relação das adipocinas (adiponectina, leptina, TNF-a, IL-6) e grelina com o estado nutricional de adolescentes com e sem hepatite autoimune. Métodos: Foram estudados 28 adolescentes com hepatite autoimune (50,0% com e 50,0 sem excesso de peso). Para comparação foram estudados 48 controles (47,9% com e 52,1% sem excesso de peso). Foram mensurados peso, estatura, circunferência abdominal e do quadril e dobra cutânea triciptal e subescapular para avaliação nutricional. O excesso de peso foi definido pelo escore-Z de IMC/idade ?+1 desvio-padrão (OMS). A estimativa da gordura corporal foi aferida com base na impedância bioelétrica. O reservatório de 24 horas foi coletado para estimar o consumo alimentar. As adipocinas e a grelina foram dosadas em amostra de soro com kits de imunoensaio multiplex (Tecnologia Luminex). Resultados: A porcentagem de excesso de peso nos pacientes com hepatite autoimune (50,0%) não apresentou diferença estatisticamente significante em relação ao grupo controle (47,9%). O percentual de gordural corporal no grupo dos pacientes com HAI com excesso de peso foi de 39,2% e nos controles com excesso de peso foi de 42,8% (p>0,05). A gordura corporal nos pacientes sem excesso de peso foi 27,7% e nos controles 28,7% (p.0,05). Os pacientes com excesso de peso e HAI apresentaram maiores médias (P<0,05) de HDL-colesterol (mg/dl) (53,9) e menores concentrações plasmáticas de glicemia (MG/dL) (77,6) que o grupo controle com excesso de peso (respectivamente, 45,4; 84,3). Pacientes com HAI com e sem excesso de peso apresentaram níveis mais elevados de adiponectina (µg/mL) em relação aos controles (respectivamente, 33,5; 42,1;17,5; p<0,001). A leptina (ng/mL) no grupo com HAI (19,2) e controle (20,4) com excesso de peso eram maiores (p<0,05) que nos sem excesso de peso com HAI (7,7) e controle (7,0). A IL-6 (pg/mL) foi maior (p,0,001) nos pacientes com HAI com (3,8) excesso de peso que nos indivíduos controles sem excesso de peso (0,5). Os níveis de TNF-? e grelina eram semelhantes entre os grupos. A ingestão de carboidrato, proteína e sódio apresentava consumo superior ao recomendado e a ingestão de cálcio e fibra alimentar era suficiente por parte dos pacientes em ambos os grupos. Conclusão: A gordura corporal dos pacientes com HAI e excesso de peso obedece ao mesmo padrão de obesidade dos controles, com exceção dos níveis de glicemia e HDL-colesterol. A adiponectina foi maior nos pacientes com HAI, mas não apresentou diferenças em relação à presença de excesso de peso. A leptina foi maior nos indivíduos com excesso de peso tanto na HAI como nos controles. O consumo de carboidrato, proteína e sódio estava além do recomendado pela DRI e a ingestão de cálcio e fibra alimentar era suficiente pela maior parte dos indivíduos.
Keywords adipocinas
grelina
avaliação nutricional
adolescentes
hepatite autoimune
Language Portuguese
Date 2014-10-31
Published in CORTEZ, Ana Paula Bidutte. Adipocinas, grelina e avaliação nutricional de adolescentes com hepatite autoimune. 2014. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.
Research area Nutrição
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=1593716
Access rights Closed access
Type Thesis
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48115

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account