Processamento termomecânico do aço maraging grau 400 de ultra-alta resistência mecânica

Processamento termomecânico do aço maraging grau 400 de ultra-alta resistência mecânica

Author Souza, Fernando Henrique Gomes de Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Otubo, Jorge Otubo Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Engenharia e Ciência de Materiais
Abstract Os aços maraging são uma classe especial de aço combinando propriedades como elevada resistência mecânica associada a uma boa tenacidade. Diferente dos aços convencionais, os aços maraging são dúcteis no estado martensítico permitindo alto grau de deformação mecânica. Apresenta aplicações em áreas estratégicas como a nuclear, aeroespacial, aeronáutica entre outras, sendo de interesse nacional. Para este trabalho foi escolhido o aço maraging grau 400, ainda pouco estudado, principalmente em termos de conformabilidade a frio. Dois lingotes com diâmetro aproximado de 15 mm foram produzidos em um forno a arco e conformados nas condições, bruto de fusão (BF) e solubilizado (S) (1200°C/2 horas), por forjamento rotativo e trefilação (ambos a frio) até os diâmetros de 0,965 mm (BF) e 2,004 mm (S). A redução de área para o fio de 0,965 mm de diâmetro foi de 99,5% (BF), sem recozimento intermediário, um valor extremamente elevado. A dureza variou de ~368 HV na condição BF para ~505 HV após forjamento e trefilação para diâmetro de 0,965 mm e, em seguida, para 870 HV após envelhecimento a 480 °C durante 3 horas. A laminação a frio com gradiente de deformação foi testada laminando-se uma peça em formato de um seguimento circular com altura máxima de 26,09 mm até a espessura final de 2 mm resultando, no ponto mais alto, uma redução de área de 93% com dureza máxima de 46 RC. Além disso, verificou-se que a dureza aumenta radialmente refletindo o efeito do trabalho redundante que ocorre nas etapas de forjamento rotativo e trefilação. Os resultados do processamento por forjamento rotativo, laminação com gradiente de deformação e por trefilação evidenciaram de maneira clara a conformabilidade a frio do aço maraging grau 400.
Keywords aço maraging grau 400
forjamento rotativo
trefilação
laminação
Language Portuguese
Date 2014-06-26
Published in SOUZA, Fernando Henrique Gomes de. Processamento termomecânico do aço maraging grau 400 de ultra-alta resistência mecânica. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São José dos Campos, 2014.
Research area Materiais
Knowledge area Multidisciplinar
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=541431
Access rights Closed access
Type Dissertation
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/48110

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account