250 questões comentadas de neurologia para alunos de graduação e médicos residentes

250 questões comentadas de neurologia para alunos de graduação e médicos residentes

Author Franco, Igor de Assis Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Rodrigues, Marcelo Masruha Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Graduate program Tecnologias e Atenção à Saúde
Abstract The education of health professionals allows the adequate construction of knowledge, enabling the formation of skills in several areas, such as physical examination, diagnosis and management of patients. Within health education, medical residency is fundamental. Established by decree 80.281 in 1977, it comprises a period of training under the guidance of highly qualified professionals. Considering the great amount of information that the resident doctor must absorb, it is essential that an adequate tool is available to evaluate the learning. Traditional teaching and assessment practices do not show the expected results, so alternative methods are needed. An interesting model is the learning by clinical cases, a well established pedagogical method, which allows the exemplification of clinical situations, focusing on professionals' daily life. The current project aims at developing a way of learning and evaluating the knowledge acquired within the area of ??neurology, aimed not only at specialist physicians but also at general practitioners, resident physicians and medical students. The goal is to use justified questions, including examples of clinical cases, as a complement to the study. The main themes in neurology for the elaboration of the questions were selected with emphasis on the clinical, neuroimaging, biopsy and anatomopathological findings found in the most diverse neurological diseases. In addition to the elaboration of the questions, the project also aimed at using the moodle platform, a tool available to residents of pediatric neurology at UNIFESP that provides classes and scientific articles. The questions elaborated in the project were placed on the platform and can be answered interactively by residents as an additional form of study. The development of this project has resulted in a useful tool for physicians and medical students to assess their knowledge in neurology and as an incentive to learn in an area where new information is constantly being discovered.

A educação de profissionais de saúde permite a construção adequada do conhecimento, possibilitando a formação de habilidades em diversas áreas, como no exame físico, diagnóstico e manejo dos pacientes. Dentro da educação em saúde, a residência médica é fundamental. Instituída pelo decreto 80.281 em 1977, ela compreende um período de treinamento sob orientação de profissionais de alta qualificação. Considerando a grande quantidade de informação que o médico residente deve absorver, é essencial que se tenha uma ferramenta adequada para avaliar o aprendizado. As práticas tradicionais de ensino e avaliação não mostram os resultados esperados, portanto métodos alternativos são necessários. Um modelo interessante é o aprendizado por casos clínicos, um método pedagógico bem estabelecido, que permite a exemplificação de situações clínicas, enfocando o cotidiano dos profissionais. O projeto atual visa a elaboração de uma forma de aprendizado e avaliação do conhecimento adquirido dentro da área da neurologia, voltado não só para médicos especialistas como também para médicos generalistas, médicos residentes e estudantes de medicina. O objetivo é utilizar questões com justificativa, incluindo exemplos de casos clínicos, como complementação para o estudo. Os principais temas em neurologia para a elaboração das questões foram selecionados com ênfase nas alterações clínicas, de neuroimagem, achados de biópsia e anatomopatológico encontrados nas mais diversas doenças neurológicas. Além da elaboração das questões, o projeto também visou a utilização da plataforma moodle, uma ferramenta disponível aos residentes de neurologia pediátrica da UNIFESP que disponibiliza aulas e artigos científicos. As questões elaboradas no projeto foram colocadas na plataforma e podem ser respondidas de forma interativa pelos residentes como forma adicional de estudo. A elaboração deste projeto resultou em uma ferramenta útil para médicos e estudantes de medicina avaliarem seu conhecimento em neurologia e como incentivo ao aprendizado em uma área em que novas informações são constantemente descobertas.
Keywords neurology
multiple choice
commented questions
learning with questions
neurologia
múltipla escolha
questões comentadas
aprendizado com perguntas
Language Portuguese
Date 2016-09-22
Published in FRANCO, Igor de Assis. 250 questões comentadas de neurologia para alunos de graduação e médicos residentes. 2016. 296 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2016.
Research area Medicina
Knowledge area Ciências da saúde
Publisher Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Extent 296 p.
Origin https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=4910381
Access rights Closed access
Type Dissertação de mestrado profissional
URI http://repositorio.unifesp.br/handle/11600/47371

Show full item record




File

File Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account